Aula sobre Cerebro

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O cérebro é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, responsável por controlar todas as funções vitais, como a respiração, a circulação e a digestão. Além disso, o cérebro é responsável por nossas emoções, pensamentos e comportamentos, e é o centro do sistema nervoso. Nesta aula, os alunos irão explorar a estrutura e as funções do cérebro, bem como seu papel na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo. A metodologia utilizada será o Design Sprint, uma abordagem colaborativa que permite aos alunos projetar soluções criativas para um problema específico.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente uma breve introdução sobre o cérebro, explicando sua importância e suas funções básicas. Os alunos serão convidados a compartilhar suas próprias experiências com o cérebro e a refletir sobre como ele afeta suas vidas diárias.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão trabalhar em grupos para pesquisar e coletar informações sobre a estrutura e as funções do cérebro. Eles podem usar recursos como livros didáticos, enciclopédias, sites e vídeos educacionais para reunir informações.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço do template de design sprint, incluindo as cinco etapas (entender, esboçar, decidir, prototipar, testar) e as informações coletadas na etapa anterior.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão decidir em grupo como abordar o tema, quais informações serão mais relevantes para o projeto e como eles vão apresentar as informações coletadas.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo do projeto, usando materiais como papel, lápis, canetas, tesouras e cola. Eles podem criar um infográfico, um modelo em 3D ou uma apresentação de slides para apresentar suas ideias.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus projetos para a turma e receber feedback dos colegas e do professor. Eles devem explicar como o projeto aborda o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância do cérebro e sua relação com o sistema nervoso. Os alunos serão convidados a compartilhar o que aprenderam e como o projeto os ajudou a entender melhor o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender a estrutura e as funções do cérebro;
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em projetar soluções criativas para problemas específicos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula;
  • Qualidade das informações coletadas e apresentadas no projeto;
  • Criatividade e originalidade do projeto apresentado;
  • Habilidade dos alunos em justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo;
  • Qualidade da apresentação final do projeto.

Ações do professor

  • Apresentar uma introdução clara e envolvente sobre o tema;
  • Orientar os alunos durante as etapas do Design Sprint;
  • Oferecer feedback construtivo aos alunos durante a apresentação final do projeto;
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula;
  • Reforçar a importância do tema e sua relação com o sistema nervoso.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para coletar informações relevantes sobre o tema;
  • Criar um template de design sprint com cinco etapas;
  • Projetar um projeto criativo e original que aborde o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo;
  • Apresentar seu projeto para a turma e receber feedback dos colegas e do professor;
  • Refletir sobre o que aprenderam e como o projeto os ajudou a entender melhor o tema.