Aula sobre Cerebro

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O cérebro é um órgão fundamental do corpo humano e responsável pela coordenação de todas as ações motoras e sensoriais do corpo. Ele é responsável também pela memória, emoções, pensamentos e tomada de decisões. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Estudo de Caso, em que os alunos irão trabalhar em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula fazendo uma breve introdução sobre o cérebro, suas funções e importância para o corpo humano. Em seguida, apresente a metodologia Estudo de Caso e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Separação dos grupos e escolha do tema

    Separe os alunos em grupos e peça para que cada grupo escolha um tema relacionado ao cérebro, como, por exemplo, memória, emoções, pensamentos ou tomada de decisões.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Peça para que os grupos identifiquem um problema relacionado ao tema escolhido. Por exemplo, se o tema escolhido for memória, o problema pode ser a dificuldade dos estudantes em memorizar conteúdos escolares.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos devem realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado. Por exemplo, os grupos podem entrevistar colegas que têm dificuldade em memorizar conteúdos escolares.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Com os dados coletados, os grupos devem analisar o contexto do problema e identificar as possíveis causas e soluções. Por exemplo, se a dificuldade em memorizar conteúdos escolares for causada por falta de interesse ou motivação, os grupos podem propor atividades mais dinâmicas e interessantes para ajudar na memorização.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e apresentar as conclusões de suas análises.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Por fim, os grupos devem propor soluções para o problema identificado e apresentar um infográfico que contenha as 8 lacunas preenchidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e realizar pesquisas e entrevistas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise e proposição de soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as etapas da metodologia Estudo de Caso.
  • Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos grupos.
  • Qualidade da análise do contexto e das soluções propostas pelos grupos.
  • Qualidade do infográfico produzido pelos grupos.
  • Habilidade dos alunos em justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada na aula.
  • Separar os alunos em grupos e auxiliá-los na escolha do tema e na identificação do problema.
  • Orientar os grupos durante a realização das pesquisas e entrevistas.
  • Tirar dúvidas dos alunos durante as etapas da metodologia.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante as etapas da metodologia.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados sobre o problema identificado.
  • Analisar o contexto do problema e identificar as possíveis causas e soluções.
  • Comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais.
  • Propor soluções para o problema identificado e apresentar um infográfico que contenha as 8 lacunas preenchidas.