Aula sobre Cerebro
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O cérebro é um órgão fundamental para o funcionamento do corpo humano. Ele é responsável por controlar as funções vitais, como a respiração, a circulação sanguínea e a digestão, além de ser responsável pelos movimentos e pelas sensações. Nesta aula, vamos aprender mais sobre o cérebro e como ele funciona. Para tornar a aula mais dinâmica e envolvente, vamos utilizar a metodologia ativa de Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações relacionadas ao tema. Dessa forma, os estudantes serão os protagonistas do seu próprio aprendizado, desenvolvendo habilidades de análise e síntese.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique como o cérebro é importante para o funcionamento do corpo humano. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha em branco para desenhar o cérebro.Etapa 2 - Identificação das estruturas básicas do cérebro
Cada grupo deverá pesquisar as estruturas básicas do cérebro e identificá-las no desenho. Auxilie na pesquisa e forneça materiais de apoio, como livros e imagens.Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo deverá criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações relacionadas ao tema do cérebro. As cartas devem ser criadas com base nas estruturas básicas do cérebro e suas respectivas funções. Os alunos devem ser incentivados a utilizar a criatividade na elaboração do jogo.Etapa 4 - Teste do jogo
Cada grupo deverá testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedback sobre a jogabilidade e o conteúdo. Avalie a qualidade dos jogos e forneça feedback construtivo para os alunos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos deverão discutir em grupo sobre as estruturas básicas do cérebro e suas funções, utilizando o jogo criado como referência.Faça perguntas para estimular a discussão e a reflexão.Etapa 6 - Síntese
Cada grupo deverá apresentar uma síntese do que aprendeu sobre o cérebro e como ele funciona. Faça uma avaliação individual dos alunos com base na participação na atividade.Etapa 7 - Reflexão
Os alunos deverão refletir sobre a metodologia utilizada na aula e como ela contribuiu para o aprendizado. Faça perguntas para estimular a reflexão.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos na criação do jogo.
- Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade.
- Qualidade do jogo criado pelos alunos.
- Capacidade dos alunos em identificar as estruturas básicas do cérebro e suas funções.
- Síntese clara e objetiva do que foi aprendido pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e fornecer materiais de apoio.
- Auxiliar na pesquisa e na criação do jogo.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Avaliar a qualidade dos jogos criados pelos alunos.
- Fornecer feedback construtivo para os alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar as estruturas básicas do cérebro e identificá-las no desenho.
- Criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações relacionadas ao tema.
- Testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedback sobre a jogabilidade e o conteúdo.
- Discutir em grupo sobre as estruturas básicas do cérebro e suas funções.
- Refletir sobre a metodologia utilizada na aula e como ela contribuiu para o aprendizado.