Aula sobre Cerebro

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O cérebro é um órgão fundamental para o funcionamento do corpo humano. Ele é responsável por controlar as funções vitais, como a respiração, a circulação sanguínea e a digestão, além de ser responsável pelos movimentos e pelas sensações. Nesta aula, vamos aprender mais sobre o cérebro e como ele funciona. Para tornar a aula mais dinâmica e envolvente, vamos utilizar a metodologia ativa de Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações relacionadas ao tema. Dessa forma, os estudantes serão os protagonistas do seu próprio aprendizado, desenvolvendo habilidades de análise e síntese.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique como o cérebro é importante para o funcionamento do corpo humano. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha em branco para desenhar o cérebro.

  2. Etapa 2 - Identificação das estruturas básicas do cérebro

    Cada grupo deverá pesquisar as estruturas básicas do cérebro e identificá-las no desenho. Auxilie na pesquisa e forneça materiais de apoio, como livros e imagens.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Cada grupo deverá criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações relacionadas ao tema do cérebro. As cartas devem ser criadas com base nas estruturas básicas do cérebro e suas respectivas funções. Os alunos devem ser incentivados a utilizar a criatividade na elaboração do jogo.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Cada grupo deverá testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedback sobre a jogabilidade e o conteúdo. Avalie a qualidade dos jogos e forneça feedback construtivo para os alunos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo sobre as estruturas básicas do cérebro e suas funções, utilizando o jogo criado como referência.Faça perguntas para estimular a discussão e a reflexão.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Cada grupo deverá apresentar uma síntese do que aprendeu sobre o cérebro e como ele funciona. Faça uma avaliação individual dos alunos com base na participação na atividade.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos deverão refletir sobre a metodologia utilizada na aula e como ela contribuiu para o aprendizado. Faça perguntas para estimular a reflexão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos na criação do jogo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade do jogo criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em identificar as estruturas básicas do cérebro e suas funções.
  • Síntese clara e objetiva do que foi aprendido pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e fornecer materiais de apoio.
  • Auxiliar na pesquisa e na criação do jogo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Avaliar a qualidade dos jogos criados pelos alunos.
  • Fornecer feedback construtivo para os alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar as estruturas básicas do cérebro e identificá-las no desenho.
  • Criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações relacionadas ao tema.
  • Testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedback sobre a jogabilidade e o conteúdo.
  • Discutir em grupo sobre as estruturas básicas do cérebro e suas funções.
  • Refletir sobre a metodologia utilizada na aula e como ela contribuiu para o aprendizado.