Aula sobre Cerebro

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O cérebro é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, responsável por receber e interpretar informações do ambiente e coordenar as ações motoras e sensoriais do corpo. É um tema fascinante que pode ser aplicado em diversas áreas, desde a medicina até a tecnologia. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os estudantes possam desenvolver a habilidade de justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo. Para isso, os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando aos estudantes o objetivo da atividade. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregará a cada grupo uma folha em branco. Cada grupo deverá escrever na folha o que já sabe sobre o cérebro.

  2. Etapa 2 - Debate crítico

    Apresente aos alunos algumas informações básicas sobre o cérebro e divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador. Dê para o grupo defensor o tema de ser a favor da ideia de que o cérebro é o órgão mais importante do corpo humano e para o opositor, a ideia de ser contra.

    Cada grupo terá 15 minutos para discutir e elaborar argumentos a favor ou contra a ideia. Em seguida, os grupos farão uma apresentação de seus argumentos e os outros grupos poderão fazer perguntas e comentários.


  3. Etapa 3 - Identificação das estruturas do cérebro

    Apresente aos alunos imagens do cérebro humano e explique as principais estruturas e suas funções. Em seguida, cada grupo terá que identificar e nomear as principais estruturas do cérebro nas imagens apresentadas.

  4. Etapa 4 - Elaboração do template de avaliação por rúbrica

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação do template de avaliação por rúbrica

    Cada grupo apresentará o seu template de avaliação por rúbrica para a turma, explicando os critérios e como eles foram definidos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a importância do cérebro na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo e como isso afeta o nosso cotidiano. Em seguida, peça aos alunos que escrevam em uma folha o que aprenderam sobre o cérebro e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das principais estruturas do cérebro.
  • Argumentação clara e coerente durante o debate crítico.
  • Elaboração de um template de avaliação por rúbrica claro e objetivo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos durante toda a aula.
  • Orientar os alunos na elaboração do template de avaliação por rúbrica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate crítico.
  • Identificar corretamente as principais estruturas do cérebro.
  • Elaborar um template de avaliação por rúbrica claro e objetivo.