Aula sobre Cerebro

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O cérebro é um órgão fundamental para o funcionamento do corpo humano. Ele é responsável por controlar todas as funções do organismo, desde os movimentos até as emoções e a memória. Nessa aula, vamos aprender mais sobre o cérebro e suas funções, utilizando a metodologia ativa de Rotação por estações, onde os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de explorar diferentes atividades relacionadas ao tema. Alguns exemplos de como o tema pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes são: a coordenação motora para a prática de esportes, a memorização de conteúdos escolares e a regulação das emoções em situações de estresse.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Faça uma breve apresentação sobre o cérebro, explicando sua importância e suas funções básicas. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será encaminhado a uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Estrutura do cérebro

    Nesta estação, os alunos terão acesso a imagens e modelos de cérebros e poderão observar suas diferentes estruturas. Apresente uma explicação sobre cada parte do cérebro e suas funções, e os alunos poderão fazer anotações em seus cadernos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Funções do cérebro

    Nesta estação, os alunos terão acesso a jogos e atividades que estimulam diferentes funções cerebrais, como memória, coordenação motora e raciocínio lógico. Explique a relação entre essas atividades e as funções cerebrais correspondentes.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Neurotransmissores

    Nesta estação, os alunos terão acesso a informações sobre neurotransmissores, substâncias químicas responsáveis pela comunicação entre as células cerebrais. Apresente exemplos de neurotransmissores e suas funções, e os alunos poderão fazer anotações em seus cadernos.

    Exemplo: Dopamina - é importante para a coordenação do movimento, inibindo os movimentos desnecessários, como a regulação dos gânglios basais, que com dopamina em excesso, podem resultar em atividades descoordenadas e tiques no corpo humano.


  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os alunos retornarão ao grupo original e terão a oportunidade de discutir o que aprenderam em cada estação. Medie a discussão, incentivando os alunos a compartilharem suas observações e dúvidas.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Para finalizar a aula, os alunos serão desafiados a criar uma representação artística do cérebro, utilizando materiais como papel, canetinhas e tesoura. Explique que essa atividade estimula a criatividade e a compreensão visual do cérebro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento sobre o tema.
  • Promover a compreensão das funções básicas do cérebro e suas relações com o corpo e a mente.
  • Desenvolver habilidades cognitivas e motoras dos alunos, como a coordenação motora e a memória.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão das funções básicas do cérebro.
  • Habilidade para identificar as diferentes partes do cérebro e suas funções.
  • Criatividade e originalidade na atividade prática proposta.

Ações do professor

  • Organizar as estações e definir as atividades para cada uma delas.
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a originalidade na atividade prática proposta.
  • Fornecer informações adicionais e esclarecer dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Fazer anotações em seus cadernos para melhor fixação do conteúdo.
  • Compartilhar suas observações e dúvidas durante a discussão em grupo.
  • Utilizar a criatividade e a originalidade na atividade prática proposta.