Aula sobre Cerebro
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O cérebro é um órgão fundamental para o funcionamento do corpo humano. Ele é responsável por controlar todas as funções do organismo, desde os movimentos até as emoções e a memória. Nessa aula, vamos aprender mais sobre o cérebro e suas funções, utilizando a metodologia ativa de Rotação por estações, onde os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de explorar diferentes atividades relacionadas ao tema. Alguns exemplos de como o tema pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes são: a coordenação motora para a prática de esportes, a memorização de conteúdos escolares e a regulação das emoções em situações de estresse.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Faça uma breve apresentação sobre o cérebro, explicando sua importância e suas funções básicas. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será encaminhado a uma estação.Etapa 2 - Estação 1 - Estrutura do cérebro
Nesta estação, os alunos terão acesso a imagens e modelos de cérebros e poderão observar suas diferentes estruturas. Apresente uma explicação sobre cada parte do cérebro e suas funções, e os alunos poderão fazer anotações em seus cadernos.Etapa 3 - Estação 2 - Funções do cérebro
Nesta estação, os alunos terão acesso a jogos e atividades que estimulam diferentes funções cerebrais, como memória, coordenação motora e raciocínio lógico. Explique a relação entre essas atividades e as funções cerebrais correspondentes.Etapa 4 - Estação 3 - Neurotransmissores
Nesta estação, os alunos terão acesso a informações sobre neurotransmissores, substâncias químicas responsáveis pela comunicação entre as células cerebrais. Apresente exemplos de neurotransmissores e suas funções, e os alunos poderão fazer anotações em seus cadernos.Exemplo: Dopamina - é importante para a coordenação do movimento, inibindo os movimentos desnecessários, como a regulação dos gânglios basais, que com dopamina em excesso, podem resultar em atividades descoordenadas e tiques no corpo humano.
Etapa 5 - Discussão em grupo
Ao final das estações, os alunos retornarão ao grupo original e terão a oportunidade de discutir o que aprenderam em cada estação. Medie a discussão, incentivando os alunos a compartilharem suas observações e dúvidas.Etapa 6 - Atividade prática
Para finalizar a aula, os alunos serão desafiados a criar uma representação artística do cérebro, utilizando materiais como papel, canetinhas e tesoura. Explique que essa atividade estimula a criatividade e a compreensão visual do cérebro.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento sobre o tema.
- Promover a compreensão das funções básicas do cérebro e suas relações com o corpo e a mente.
- Desenvolver habilidades cognitivas e motoras dos alunos, como a coordenação motora e a memória.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão das funções básicas do cérebro.
- Habilidade para identificar as diferentes partes do cérebro e suas funções.
- Criatividade e originalidade na atividade prática proposta.
Ações do professor
- Organizar as estações e definir as atividades para cada uma delas.
- Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação dos alunos.
- Estimular a criatividade e a originalidade na atividade prática proposta.
- Fornecer informações adicionais e esclarecer dúvidas dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
- Fazer anotações em seus cadernos para melhor fixação do conteúdo.
- Compartilhar suas observações e dúvidas durante a discussão em grupo.
- Utilizar a criatividade e a originalidade na atividade prática proposta.