Aula sobre Cerebro
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O cérebro é um órgão complexo e fascinante, responsável por controlar todas as funções do nosso corpo. Ele é responsável pela nossa capacidade de pensar, sentir, memorizar, aprender e agir. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a estrutura básica do cérebro e como ele é responsável pela coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado. Eles irão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os alunos irão se apropriar do conhecimento de forma mais significativa e participativa.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma breve introdução sobre o cérebro, suas funções e importância. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo curto sobre o tema e farão uma reflexão sobre o que aprenderam.Etapa 2 - Preparação para o mapa conceitual
Os alunos receberão um texto sobre o cérebro e suas funções. Eles deverão ler e sublinhar as informações mais importantes, destacando as ideias centrais e os subtemas que irão compor o mapa conceitual.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos irão trabalhar em grupos de 4 a 5 pessoas para criar o mapa conceitual. Eles deverão escolher uma ideia central e 8 sub-ideias sobre o cérebro. Cada sub-ideia deverá ter pelo menos 2 níveis de profundidade. Para isso, podem utilizar post-its, papel sulfite e canetas coloridas.Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Durante as apresentações, o professor irá fazer intervenções para corrigir possíveis erros e aprofundar as informações.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após todas as apresentações, os alunos terão um tempo para discutir em grupo as informações apresentadas e fazer perguntas aos colegas.Etapa 6 - Exercício individual
Os alunos irão responder a um exercício individual sobre o cérebro e suas funções. Corrijae devola na próxima aula.Etapa 7 - Avaliação
Faça avaliação oral sobre o tema, questionando os alunos sobre as informações apresentadas e discutidas em sala de aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto;
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos;
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo;
- Aprofundar o conhecimento sobre o cérebro e suas funções;
- Desenvolver a habilidade de justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração em grupo;
- Qualidade do mapa conceitual;
- Acerto das questões do exercício individual;
- Participação nas discussões em grupo;
- Desempenho na avaliação oral.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre o tema e a metodologia;
- Fazer intervenções durante a criação do mapa conceitual;
- Corrigir as atividades e avaliar o desempenho dos alunos;
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo;
- Fazer uma avaliação oral sobre o tema.
Ações do aluno
- Ler e sublinhar as informações mais importantes do texto;
- Trabalhar em grupo para criar o mapa conceitual;
- Participar das discussões em grupo;
- Responder as questões do exercício individual;
- Apresentar o mapa conceitual e participar da avaliação oral.