Choque de civilizações

Na década de 90, uma teoria ganhou destaque no sentido de explicar o ocidente e oriente, com destaque para o multiculturalismo, no que se refere a uma cultura se sobrepor a outra. O nome dessa teoria é choque de civilizações de Samuel Huntington. Para entender o que o autor defende, acompanhe atentamente o vídeo dessa aula de Geografia.

Material de apoio

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Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O mapa ilustra a teoria de “Choque de Civilizações” do cientista político Samuel Huntington, que divide o mundo em civilizações. Sabendo que só Estados Unidos, China, Rússia, França e Inglaterra são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, quantas civilizações estariam sendo representadas na ONU segundo essa teoria?

    A) Todas as civilizações estariam sendo representadas nos dias de hoje.

    B) Três das nove civilizações, sendo elas: ocidental, latino-americana e ortodoxa.

    C) Três das nove civilizações, sendo elas: ocidental, confuciana e ortodoxa.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Aprendizagem Entre Pares:

    O tema "Choque de civilizações" é um assunto atual e importante para a compreensão das relações internacionais e da geopolítica mundial. A divisão do mundo em Ocidente e Oriente, que teve início com o sistema colonial implantado pelas potências europeias, é um dos critérios de divisão mais marcantes da história. Através dessa aula, os alunos poderão compreender melhor como essa divisão aconteceu e como ela influencia as relações internacionais atualmente.
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  4. 4. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    O choque de civilizações é um tema que envolve a compreensão das diferenças culturais e religiosas entre os povos do mundo. É importante que os alunos entendam que a divisão do mundo em Ocidente e Oriente está diretamente relacionada ao Sistema Colonial implantado pelas potências europeias. Nesta aula, os alunos serão encorajados a criar um diário de bordo em grupo, utilizando a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  5. 5. Gamificação:

    O Choque de Civilizações é um conceito desenvolvido pelo cientista político Samuel Huntington, que defende que as diferenças culturais e religiosas entre os povos são os principais fatores de conflito na atualidade. Na aula de Geografia, o objetivo é associar esse conceito com a divisão do mundo em Ocidente e Oriente, decorrente do sistema colonial implantado pelas potências europeias.
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  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O tema "Choque de Civilizações" é um assunto que tem sido discutido há muito tempo na história da humanidade. A ideia de que há uma divisão entre o Ocidente e o Oriente tem sido amplamente debatida, especialmente no que diz respeito ao sistema colonial implantado pelas potências europeias. Nesta aula, vamos discutir sobre essa divisão e como ela afetou a história do mundo.
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  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    O tema "Choque de Civilizações" refere-se à teoria do cientista político americano Samuel Huntington, que propõe que o mundo está dividido em diferentes civilizações, cada uma com suas próprias crenças, valores e tradições. Segundo Huntington, as diferenças culturais e religiosas entre essas civilizações podem gerar conflitos e tensões. Nesta aula, vamos explorar essa teoria e entender como ela se relaciona com a história do colonialismo europeu.
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  8. 8. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    O tema "Choque de Civilizações" é um assunto que aborda a divisão do mundo em Ocidente e Oriente, bem como a maneira como as potências europeias implantaram o Sistema Colonial. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Nessa metodologia, os alunos serão incentivados a criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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