Aula sobre Choque De Civilizacoes
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O choque de civilizações é um tema que envolve a compreensão das diferenças culturais e religiosas entre os povos do mundo. É importante que os alunos entendam que a divisão do mundo em Ocidente e Oriente está diretamente relacionada ao Sistema Colonial implantado pelas potências europeias. Nesta aula, os alunos serão encorajados a criar um diário de bordo em grupo, utilizando a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma breve apresentação do tema "Choque de Civilizações" e sua importância para o entendimento das diferenças culturais e religiosas entre os povos do mundo. Apresente o objetivo da aula: desenvolver a habilidade dos alunos em associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.Etapa 2 - Problematização
Apresente um problema relacionado ao tema, como, por exemplo: "Como as diferenças culturais e religiosas entre os povos do mundo influenciaram o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias?". Encoraje os alunos a discutir sobre o problema apresentado, levantando hipóteses e possíveis soluções.Etapa 3 - Geração de Alternativas
Divida a turma em grupos e oriente-os a criar um diário de bordo com os campos: “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”. Os alunos devem discutir possíveis alternativas para o problema apresentado na etapa anterior, levantando hipóteses e apresentando possíveis soluções, como também, registrar suas ideias no diário de bordo.Etapa 4 - Pesquisa
Para aprofundar o conhecimento, proponha uma pesquisa sobre o tema e seus subtópicos, utilizando materiais disponíveis na escola, como: livros, enciclopédias e mapas.Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a pesquisa.
Etapa 5 - Discussão em Grupo
Os grupos se reúnem para apresentar a conclusão das discussões realizadas e o quanto a pesquisa acrescentou para a compreensão do tema.Medie sempre que necessário as discussões realizadas pelos grupos.
Etapa 6 - Apresentação do Diário de Bordo
Cada grupo apresenta os registros no diário de bordo, expondo cada campo e finalizando com uma possível solução do problema identificado.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando o objetivo da atividade e resumindo os principais pontos discutidos.Promova uma reflexão a respeito das diferenças culturais e religiosas, apresentadas por Samuel P. Huntington.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.
- Estimular a pesquisa e discussão em grupo.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de solucionar problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
- Criatividade na geração de alternativas para o problema apresentado.
- Clareza e coerência na apresentação.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo.
- Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração do diário de bordo.
- Avaliar a apresentação dos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e discussão em grupo.
- Registrar hipóteses e possíveis soluções no diário de bordo.
- Apresentar suas ideias de forma clara e coerente.