Aula sobre Choque De Civilizacoes

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O choque de civilizações é um tema que envolve a compreensão das diferenças culturais e religiosas entre os povos do mundo. É importante que os alunos entendam que a divisão do mundo em Ocidente e Oriente está diretamente relacionada ao Sistema Colonial implantado pelas potências europeias. Nesta aula, os alunos serão encorajados a criar um diário de bordo em grupo, utilizando a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve apresentação do tema "Choque de Civilizações" e sua importância para o entendimento das diferenças culturais e religiosas entre os povos do mundo. Apresente o objetivo da aula: desenvolver a habilidade dos alunos em associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente um problema relacionado ao tema, como, por exemplo: "Como as diferenças culturais e religiosas entre os povos do mundo influenciaram o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias?". Encoraje os alunos a discutir sobre o problema apresentado, levantando hipóteses e possíveis soluções.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Divida a turma em grupos e oriente-os a criar um diário de bordo com os campos: “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”. Os alunos devem discutir possíveis alternativas para o problema apresentado na etapa anterior, levantando hipóteses e apresentando possíveis soluções, como também, registrar suas ideias no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Para aprofundar o conhecimento, proponha uma pesquisa sobre o tema e seus subtópicos, utilizando materiais disponíveis na escola, como: livros, enciclopédias e mapas.

    Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a pesquisa.


  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Os grupos se reúnem para apresentar a conclusão das discussões realizadas e o quanto a pesquisa acrescentou para a compreensão do tema.

    Medie sempre que necessário as discussões realizadas pelos grupos.


  6. Etapa 6 - Apresentação do Diário de Bordo

    Cada grupo apresenta os registros no diário de bordo, expondo cada campo e finalizando com uma possível solução do problema identificado.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando o objetivo da atividade e resumindo os principais pontos discutidos.Promova uma reflexão a respeito das diferenças culturais e religiosas, apresentadas por Samuel P. Huntington.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.
  • Estimular a pesquisa e discussão em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de solucionar problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
  • Criatividade na geração de alternativas para o problema apresentado.
  • Clareza e coerência na apresentação.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração do diário de bordo.
  • Avaliar a apresentação dos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e discussão em grupo.
  • Registrar hipóteses e possíveis soluções no diário de bordo.
  • Apresentar suas ideias de forma clara e coerente.