Aula sobre Choque De Civilizacoes

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O tema "Choque de civilizações" é um assunto atual e importante para a compreensão das relações internacionais e da geopolítica mundial. A divisão do mundo em Ocidente e Oriente, que teve início com o sistema colonial implantado pelas potências europeias, é um dos critérios de divisão mais marcantes da história. Através dessa aula, os alunos poderão compreender melhor como essa divisão aconteceu e como ela influencia as relações internacionais atualmente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Choque de civilizações" e promova uma discussão em grupo com a intenção de realizar um levantamento de conhecimentos prévios, constatando o que os alunos já conhecem sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Entregue para cada grupo um texto sobre o tema "Choque de civilizações", orientando que eles terão 20 minutos para realização da leitura, discussão e anotações sobre o texto.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Explique aos alunos como funciona a avaliação por pares e apresente o template que deverá ser preenchido pelos grupos. Cada grupo deverá criar um template com os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Preparação da apresentação

    Cada grupo terá 30 minutos para preparar uma apresentação sobre o tema "Choque de civilizações" utilizando o conteúdo do texto e o template de avaliação por pares.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo terá 10 minutos para apresentar seu trabalho para a turma. Após a apresentação, os outros grupos preencherão o template de avaliação por pares.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos grupos, promova uma discussão com a turma sobre o tema "Choque de civilizações" a partirdas avaliações feitas pelos outros grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula mostrando aos alunos que o choque decivilizações é um tema que envolve a compreensão das diferenças culturais e religiosas entre os povos do mundo, estando associado com as relações internacionais e a geopolítica mundial.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos na compreensão das diferenças culturais e religiosas associada às relações internacionais e a geopolítica mundial.
  • Estimular a pesquisa e discussão em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral
  • Estimular a participação ativa dos alunos na avaliação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Habilidade em trabalhar em grupo e de forma colaborativa
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar o tema "Choque de Civilizações" e os critérios de avaliação.
  • Disponibilizar materiais simples para a pesquisa.
  • Orientar os alunos na organização do grupo, na construção dos argumentos e na apresentação.

Ações do aluno

  • Compartilhar o conhecimento prévio sobre o assunto
  • Criar o template de avaliação por pares
  • Definir os critérios de avaliação
  • Utilizar o template de avaliação por pares como guia
  • Avaliar os outros grupos conforme o template criado