Aula sobre Choque De Civilizacoes

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Choque de Civilizações é um conceito desenvolvido pelo cientista político Samuel Huntington, que defende que as diferenças culturais e religiosas entre os povos são os principais fatores de conflito na atualidade. Na aula de Geografia, o objetivo é associar esse conceito com a divisão do mundo em Ocidente e Oriente, decorrente do sistema colonial implantado pelas potências europeias.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o conceito de Choque de Civilizações e sua relação com a divisão do mundo em Ocidente e Oriente. Divida a turma em grupos, orientando que a tarefa será a criação de um jogo que aborde esse tema.

  2. Etapa 2 - Nome do Jogo

    Dê um tempo para que os grupos pensem num tema e em seguida, eles devem apresentar o nome do jogo que criaram e justificar a escolha.

  3. Etapa 3 - Objetivo do Jogo

    Deverá ser apresentado o objetivo do jogo que os alunos criaram, explicando sua relação com o tema proposto.

  4. Etapa 4 - Desafios do Jogo

    Os grupos apresentam os desafios do jogo que criaram e explicam como eles estão relacionados ao tema proposto.

  5. Etapa 5 - Níveis

    Os grupos apresentam os níveis do jogo que criaram e explicam como eles estão relacionados ao tema proposto.

  6. Etapa 6 - Esquema de Recompensas

    Os grupos apresentam o esquema de recompensas do jogo que criaram e explicam como ele está relacionado ao tema proposto.

  7. Etapa 7 - Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

    Estimule-os a desenvolver estratégias de marketing para divulgação do produto final, mostrando que ao jogar a pessoa desenvolverá habilidades de autonomia e raciocínio lógico.

  8. Etapa 8 - Todo mundo joga

    Neste momento os grupos trocam os jogos, permanecendo apenas um integrante do grupo com o jogo criado para que oriente nas instruções. Informe-os de que o aprendizado será desenvolvido de forma lúdica e divertida.

  9. Etapa 9 - Votação final

    Promova uma votação para eleger o jogo mais criativo e coerente com o tema proposto. Essa votação pode ser aberta, onde todos os grupos apontam o jogo mais interessante e coerente ao tema, ou pode ser secreta, utilizado cédulas confeccionadas pelos próprios alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos;
  • Estimular a pesquisa e a organização de informações;
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre o jogo e o tema proposto;
  • Clareza e objetividade na apresentação das informações;
  • Originalidade e criatividade na concepção do jogo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação dos jogos;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos e esclarecer dúvidas.
  • Questionar e estimular a argumentação dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar informações sobre o tema;
  • Discutir em grupo as ideias para o jogo;
  • Criar o mapa de registro do jogo.
  • Desenvolver estratégias de marketing utilizando a criatividade e autonomia.