Aula sobre Choque De Civilizacoes
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "Choque de Civilizações" é um assunto que tem sido discutido há muito tempo na história da humanidade. A ideia de que há uma divisão entre o Ocidente e o Oriente tem sido amplamente debatida, especialmente no que diz respeito ao sistema colonial implantado pelas potências europeias. Nesta aula, vamos discutir sobre essa divisão e como ela afetou a história do mundo.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema "Choque de Civilizações" e explique a relevância do assunto.Promova um levantamento de conhecimentos prévios, convidando os alunos a compartilhar suas opiniões e conhecimentos sobre o tema.
Etapa 2 - Apresentação dos Subtópicos
Apresente os subtópicos que serão discutidos na aula: “divisão do mundo em Ocidente e Oriente”, a “história da colonização europeia”, a “exploração dos recursos naturais”, "diferenças culturais e religiosas entre os povos”, entre outros.Permita que os alunos façam perguntas e tirem dúvidas sobre os subtópicos apresentados.
Etapa 3 - Divisão em Grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas orientando-os a discutir sobre os subtópicos. Cada grupo abordará um um subtópico específico.Circule pela sala de aula atento (a) às discussões e orientando os alunos.
Etapa 4 - Debate
Os grupos irão se reunir em uma roda para debater os subtópicos discutidos anteriormente.Medie o debate, incentivando a participação de todos os alunos.
Etapa 5 - Criação do Template de Avaliação por Rubrica
Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar a habilidade de associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos irão avaliar uns aos outros, utilizando o template de avaliação por rubrica criado anteriormente.Promova um fechamento explicando que a avaliação faz parte da existência humana e que sua realização implica numa reflexão crítica sobre a prática com objetivo de nos promover avanços e superar obstáculos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar e debater ideias.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema e dos subtópicos discutidos.
- Participação ativa na aula.
- Habilidade em argumentar e debater ideias.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os subtópicos.
- Orientar os alunos durante as discussões em grupo.
- Mediar o debate entre os grupos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos.
- Avaliar a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Argumentar e debater ideias.
- Criar o template de avaliação por rubrica.
- Avaliar os colegas de forma justa e imparcial.