Aula sobre Choque De Civilizacoes
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema "Choque de Civilizações" refere-se à teoria do cientista político americano Samuel Huntington, que propõe que o mundo está dividido em diferentes civilizações, cada uma com suas próprias crenças, valores e tradições. Segundo Huntington, as diferenças culturais e religiosas entre essas civilizações podem gerar conflitos e tensões. Nesta aula, vamos explorar essa teoria e entender como ela se relaciona com a história do colonialismo europeu.
Etapa 1 - Introdução
Apresente aos alunos a teoria do Choque de Civilizações e contextualizando de uma formaque os alunos compreendam sua relação com a história do colonialismo europeu.
Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos e forneça materiais simples, como papel e lápis, para que possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal".Etapa 3 - Apresentação de exemplos sobre o tema
Apresente exemplos práticos de como a teoria do Choque de Civilizações se aplica ao mundo atual, informe-os de que os conflitos do século 21 seriam pautados por identidades culturais e religiosas.Etapa 4 - Preenchimento do template
Cada grupo deve discutir e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com base no que foi apresentado pelo professor e nos exemplos fornecidos.Etapa 5 - Apresentação
Os grupos devem apresentar suas Dinâmicas dos 3 Qs para a turma, compartilhando suas reflexões e conclusões sobre o tema.Etapa 6 - Discussão
Conduza uma discussão em grupo sobre as diferentes perspectivas apresentadas pelos alunos e a relação com o objetivo da aula.Etapa 7 - Avaliação e feedback
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios de avaliação definidos no template, fornecendo um feedback para aprimorar o aprendizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica e reflexão sobre questões culturais e históricas.
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
- Promover a criatividade e a expressão de ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade em grupo.
- Compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.
- Criatividade e originalidade na criação da Dinâmica dos 3 Qs.
- Clareza e objetividade na apresentação do trabalho.
- Reflexão crítica e análise dos temas abordados.
Ações do professor
- Apresentar a teoria do Choque de Civilizações e contextualizar o tema.
- Fornecer exemplos práticos para ilustrar a teoria.
- Orientar os alunos na criação da Dinâmica dos 3 Qs.
- Conduzir a discussão em grupo.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade em grupo.
- Criar a Dinâmica dos 3 Qs com base nos conceitos apresentados.
- Apresentar o trabalho para a turma.
- Participar da discussão em grupo.
- Refletir criticamente sobre os temas abordados.