Aula sobre Chorinho

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O Chorinho é um gênero musical brasileiro que surgiu no final do século XIX no Rio de Janeiro. É conhecido por sua melodia alegre e ritmo animado, e é considerado um dos pilares da música popular brasileira. Nesta aula, os alunos serão convidados a conhecer mais sobre o Chorinho e suas características, explorando fontes sonoras e criando um diário de bordo em grupo.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos o Chorinho e suas características, e, em seguida, faça a seguinte pergunta: Como podemos explorar o Chorinho e suas características utilizando apenas recursos analógicos?

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos, em grupo, deverão pensar em alternativas para explorar o Chorinho utilizando apenas recursos analógicos, como instrumentos musicais, objetos do dia a dia, etc.

  3. Etapa 3 - Seleção da solução

    Os alunos, em grupo, deverão selecionar a melhor alternativa para explorar o Chorinho utilizando apenas recursos analógicos.

  4. Etapa 4 - Preparação da solução

    Os alunos, em grupo, deverão preparar a solução escolhida para explorar o Chorinho utilizando apenas recursos analógicos.

  5. Etapa 5 - Execução da solução

    Os alunos, em grupo, deverão executar a solução escolhida para explorar o Chorinho.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Faça uma reflexão com os alunos sobre a execução da solução escolhida para explorar o Chorinho utilizando apenas recursos analógicos.

  7. Etapa 7 - Diário de Bordo

    Os alunos, em grupo, deverão elaborar um diário de bordo contendo os campos de _Problema, Geração de_ _a__lternativas_ e _Solução_.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explorar e analisar fontes sonoras em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical.
  • Desenvolver a habilidade de registrar e organizar informações em grupo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de expressão oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar e analisar as características do Chorinho.
  • Participação ativa e colaborativa em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo produzido em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o Chorinho e suas características.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão.
  • Orientar os alunos na elaboração do diário de bordo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Identificar as características do Chorinho.
  • Propor ideias para a elaboração do diário de bordo.