Aula sobre Chorinho

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O Chorinho é um gênero musical brasileiro que surgiu no final do século XIX, no Rio de Janeiro. É um estilo musical que tem como característica a improvisação e a mistura de ritmos, como o samba, o maxixe e a valsa. O Chorinho é um patrimônio cultural do Brasil e é importante para a formação da identidade musical brasileira.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o gênero musical Chorinho e suas características. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Explique a atividade de criação de uma música no estilo Chorinho.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Peça que os alunos pesquisem em grupo sobre o gênero musical Chorinho e suas características. Em seguida, oriente-os na seleção dos instrumentos musicais que serão utilizados na criação da música.

  3. Etapa 3 - Criação

    Criação da música no estilo Chorinho pelos grupos. Oriente os alunos durante o processo de criação.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Apresentação das músicas criadas pelos grupos para a turma.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação

    Criação do template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação e notas em uma escala de 1 a 5.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avaliação do desempenho dos colegas conforme os critérios estabelecidos no template. Preenchimento do template de avaliação por pares.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Incentive uma discussão sobre o processo de criação e avaliação. Peça que os alunos reflitam sobre o aprendizado e a importância do gênero musical Chorinho para a cultura brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
  • Estimular a criatividade e a improvisação musical dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a atividade.
  • Construção dos argumentos: como o grupo argumentou e justificou suas escolhas musicais.
  • Apresentação e comunicação: como o grupo se apresentou e se comunicou com a turma.
  • Desempenho geral: como o grupo se saiu na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o gênero musical Chorinho e suas características.
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los na criação de uma música no estilo Chorinho.
  • Explicar a atividade de avaliação por pares e orientar os alunos na construção do template.
  • Acompanhar o processo de criação dos grupos e dar feedbacks sobre o desempenho.
  • Realizar a avaliação final dos grupos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o gênero musical Chorinho e suas características.
  • Trabalhar em grupo na criação de uma música no estilo Chorinho.
  • Criar o template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação e notas em uma escala de 1 a 5.
  • Apresentar a música criada para a turma.
  • Avaliar o desempenho dos colegas conforme os critérios estabelecidos no template.