Aula sobre Chorinho

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Chorinho é um gênero musical brasileiro que surgiu no final do século XIX, no Rio de Janeiro. É uma música instrumental, que utiliza diversos instrumentos como flauta, cavaquinho, violão, bandolim, entre outros. É um estilo musical que representa a cultura brasileira e que deve ser valorizado e apreciado pelos alunos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o gênero musical Chorinho aos alunos, utilizando recursos analógicos como CDs, vinis ou fitas cassete. Toque algumas músicas e explique sobre a história do Chorinho, seus instrumentos e características.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um desenho ou pintura que represente o gênero musical Chorinho. Forneça materiais analógicos como lápis de cor, giz de cera, papel sulfite, entre outros.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher uma música de Chorinho para apresentar em grupo. Forneça CDs ou partituras analógicas para auxiliar na escolha da música.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão ensaiar a música escolhida em grupo. Forneça instrumentos musicais analógicos para auxiliar no ensaio.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar a música escolhida em grupo para a turma. Forneça um espaço adequado para a apresentação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
  • Estimular a apreciação musical.
  • Valorizar a cultura brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na apresentação da música escolhida.
  • Compreensão das características da música escolhida.
  • Utilização adequada dos instrumentos musicais fornecidos.

Ações do professor

  • Fornecer um espaço adequado para a apresentação.
  • Explicar a atividade e incentivar a participação dos alunos.
  • Auxiliar os alunos que necessitarem de ajuda.

Ações do aluno

  • Apresentar a música escolhida em grupo para a turma.
  • Utilizar adequadamente os instrumentos musicais fornecidos.
  • Participar ativamente da apresentação.