Aula sobre Chorinho
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O Chorinho é um gênero musical brasileiro que surgiu no final do século XIX, no Rio de Janeiro. É uma música instrumental, que utiliza diversos instrumentos como flauta, cavaquinho, violão, bandolim, entre outros. É um estilo musical que representa a cultura brasileira e que deve ser valorizado e apreciado pelos alunos.
Etapa 1 - Entender
Apresente o gênero musical Chorinho aos alunos, utilizando recursos analógicos como CDs, vinis ou fitas cassete. Toque algumas músicas e explique sobre a história do Chorinho, seus instrumentos e características.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um desenho ou pintura que represente o gênero musical Chorinho. Forneça materiais analógicos como lápis de cor, giz de cera, papel sulfite, entre outros.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão escolher uma música de Chorinho para apresentar em grupo. Forneça CDs ou partituras analógicas para auxiliar na escolha da música.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão ensaiar a música escolhida em grupo. Forneça instrumentos musicais analógicos para auxiliar no ensaio.Etapa 5 - Testar
Os alunos irão apresentar a música escolhida em grupo para a turma. Forneça um espaço adequado para a apresentação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
- Estimular a apreciação musical.
- Valorizar a cultura brasileira.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na apresentação da música escolhida.
- Compreensão das características da música escolhida.
- Utilização adequada dos instrumentos musicais fornecidos.
Ações do professor
- Fornecer um espaço adequado para a apresentação.
- Explicar a atividade e incentivar a participação dos alunos.
- Auxiliar os alunos que necessitarem de ajuda.
Ações do aluno
- Apresentar a música escolhida em grupo para a turma.
- Utilizar adequadamente os instrumentos musicais fornecidos.
- Participar ativamente da apresentação.