Aula sobre Chorinho

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O Chorinho é um gênero musical brasileiro que surgiu no final do século XIX, no Rio de Janeiro. É uma música instrumental, que mistura elementos da música africana, europeia e indígena. O Chorinho é considerado um dos principais gêneros da música brasileira e influenciou diversos outros estilos musicais, como o samba e o jazz.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize o Chorinho para os alunos. Faça uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso sobre um músico famoso do Chorinho. Os alunos deverão analisar o estudo de caso e identificar as principais características do Chorinho.

  3. Etapa 3 - Subtópicos

    Apresente os subtópicos que serão abordados na aula, como a história do Chorinho, os principais instrumentos utilizados, as principais características musicais, entre outros.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre um dos subtópicos apresentados na etapa anterior. Eles deverão buscar informações em livros, revistas, jornais, entre outros materiais analógicos.

  5. Etapa 5 - Criação do template de infográfico

    Os alunos deverão criar um template de infográfico sobre o subtópico pesquisado. O infográfico deverá conter lacunas a serem preenchidas pelos colegas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Os alunos deverão apresentar os infográficos criados para a turma. Eles deverão preencher as lacunas dos colegas e compartilhar suas pesquisas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido. Os alunos poderão compartilhar suas impressões sobre a aula e o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical.
  • Ampliar o repertório musical dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades.
  • Identificação das principais características do Chorinho.
  • Compreensão do que foi aprendido.

Ações do professor

  • Contextualizar o Chorinho.
  • Estimular a participação dos alunos.
  • Encerrar a aula fazendo uma reflexão.

Ações do aluno

  • Analisar o estudo de caso.
  • Identificar as principais características do Chorinho.
  • Refletir sobre o aprendido.