Aula sobre Chorinho
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Chorinho é um gênero musical brasileiro que surgiu no final do século XIX, no Rio de Janeiro. É uma música instrumental que tem como principais características a improvisação e a virtuosidade dos músicos. O Chorinho é considerado um dos pilares da música brasileira e influenciou diversos outros gêneros musicais, como o samba e a bossa nova.
Etapa 1 - Preparação
Apresente o gênero musical Chorinho aos alunos, utilizando recursos analógicos, como CDs, vinis ou fitas cassete. Também toque algum trecho de uma música de Chorinho em um instrumento musical, como o violão ou o cavaquinho, para que os alunos possam ouvir e identificar as características do gênero.Etapa 2 - Estudo
Os alunos deverão pesquisar sobre o Chorinho em livros, revistas ou enciclopédias disponíveis na biblioteca da escola. Orientar os alunos sobre quais informações são relevantes para a atividade, como a história do gênero, os principais instrumentos utilizados e os músicos mais importantes.Etapa 3 - Análise
Os alunos deverão ouvir algumas músicas de Chorinho e identificar as características do gênero, como a presença de instrumentos de sopro, a improvisação dos músicos e o ritmo acelerado. Auxilie os alunos nessa análise, fazendo perguntas sobre as características do gênero e incentivando a participação dos alunos.Etapa 4 - Criação
Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom, Que pena, Que tal_. O objetivo é que os alunos possam avaliar a atividade e expressar suas opiniões sobre o que foi aprendido. Explique como funciona a Dinâmica dos 3 Qs e oriente os alunos na criação do template.Etapa 5 - Execução
Os alunos deverão apresentar o template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma e avaliar a atividade. Incentive a participação dos alunos e faça perguntas sobre o que foi aprendido.Etapa 6 - Avaliação
Avalie os alunos conforme os critérios estabelecidos previamente. Os critérios de avaliação podem incluir a participação dos alunos, a qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs e a compreensão do gênero musical Chorinho.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão da aula, destacando os principais pontos aprendidos pelos alunos e incentivando a continuidade dos estudos sobre o Chorinho.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos na aula.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na atividade.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Compreensão do gênero musical Chorinho pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o gênero musical Chorinho aos alunos.
- Orientar os alunos na pesquisa sobre o Chorinho.
- Incentivar a participação dos alunos na análise das características do gênero.
- Explicar como funciona a Dinâmica dos 3 Qs e orientar os alunos na criação do template.
- Avaliar os alunos conforme os critérios estabelecidos previamente.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o gênero musical Chorinho.
- Identificar as características do gênero musical.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar o template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma.
- Avaliar a atividade e expressar opiniões sobre o que foi aprendido.