Ciclo do Ouro

A descoberta das Minas Gerais foi responsável por grandes transformações territoriais e socioeconômicas do Brasil Colônia, como por exemplo a mudança da capital de Salvador para Minas Gerais. Vamos conhecer mais sobre essa mudança? Então, acompanhe atentamente o vídeo dessa aula de Geografia e bons estudos.

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Sobre o ciclo do ouro, é certo afirmar que:

    A) A atividade mineradora promoveu a industrialização de São Paulo, já que aconteceu uma ocupação intensa dessa cidade por causa da exploração de metais preciosos.

    B) A atividade mineradora promoveu a integração de novas áreas do território brasileiro, já que aconteceu uma ocupação do interior do país, em especial na região de Minas Gerais, onde foram construídas novas cidades, como Ouro Preto.

    C) A atividade mineradora promoveu a integração de novas áreas do território brasileiro, já que aconteceu uma ocupação do interior do país, em especial na região Amazônica, por causa da intensa exploração dos recursos minerais no período do Brasil Colônia.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    O Ciclo do Ouro foi um período importante na história do Brasil, marcado pela exploração de minas de ouro no século XVIII. Esse período trouxe muitas mudanças sociais, econômicas e culturais para o país, e é importante que os estudantes compreendam como isso impactou a formação territorial e socioeconômica do Brasil. Nesta aula, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o Ciclo do Ouro, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Para isso, é importante que o professor apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a importância do ouro na economia da época e a influência do ciclo na formação das cidades históricas de Minas Gerais.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    O Ciclo do Ouro foi um período importante na história do Brasil, que ocorreu no século XVIII, quando o ouro foi encontrado em Minas Gerais. Esse evento teve grande influência na formação socioeconômica e territorial do país, resultando em um grande fluxo populacional e econômico na região. A metodologia utilizada nesta aula será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e trabalharão em atividades diferentes, a fim de desenvolver a habilidade de analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O Ciclo do Ouro foi um importante período da história do Brasil, que influenciou a formação socioeconômica e territorial do país. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre como o Ciclo do Ouro aconteceu, as consequências desse período na sociedade e como ele pode ser encontrado no cotidiano dos estudantes. A metodologia usada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  6. 6. Design Sprint:

    O Ciclo do Ouro foi um dos momentos mais importantes da história do Brasil. Durante o século XVIII, a exploração do ouro foi responsável pela ocupação do interior do país e pela formação de cidades como Ouro Preto e Mariana. Além disso, a extração do ouro contribuiu para a formação da economia brasileira e para a consolidação do sistema colonial. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um template de design sprint com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar o Ciclo do Ouro e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades analíticas e críticas para compreender a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
    Atividade completa
  7. 7. Design Thinking:

    O Ciclo do Ouro foi um importante período da história do Brasil, que ocorreu entre os séculos XVII e XVIII. Durante esse período, houve uma grande corrida pelo ouro, que atraiu muitos exploradores para o interior do país e gerou uma intensa movimentação econômica e populacional. Com essa aula, os alunos poderão compreender melhor como o Ciclo do Ouro influenciou a formação socioeconômica e territorial do Brasil, além de desenvolver habilidades como empatia, análise crítica e trabalho em equipe. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que estimula a criatividade e a colaboração entre os alunos.
    Atividade completa
  8. 8. Gamificação:

    O Ciclo do Ouro foi um período importante da história do Brasil, que influenciou a formação socioeconômica e territorial do país. A descoberta do ouro em Minas Gerais, no final do século XVII, atraiu muitas pessoas em busca de riqueza e transformou a região. A metodologia ativa Gamificação será utilizada nesta aula para que os alunos possam criar um jogo que apresente o Ciclo do Ouro de forma lúdica e interativa. Essa atividade permitirá aos alunos desenvolverem a habilidade de analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: