Aula sobre Ciclo Do Ouro

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Ciclo do Ouro foi um dos momentos mais importantes da história do Brasil. Durante o século XVIII, a exploração do ouro foi responsável pela ocupação do interior do país e pela formação de cidades como Ouro Preto e Mariana. Além disso, a extração do ouro contribuiu para a formação da economia brasileira e para a consolidação do sistema colonial. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um template de design sprint com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar o Ciclo do Ouro e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades analíticas e críticas para compreender a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula apresentandoo tema do “Ciclo do Ouro" e seus principais aspectos históricos e econômicos. Desafie os alunos a fazer perguntas e a levantar hipóteses sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos, orientando eles a criar um mapa mental sobre o Ciclo do Ouro e seus principais aspectos. O mapa mental deve incluir informações sobre a extração do ouro, as rotas comerciais, as cidades que surgiram durante o período, entre outros.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar seu mapa mental para a turma e discutir os pontos em comum e as diferenças entre as representações. Em seguida, os alunos deverão chegar a um consenso sobre as informações mais importantes e relevantes sobre o Ciclo do Ouro.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nas informações levantadas nas etapas anteriores, os alunos deverão criar um infográfico sobre o Ciclo do Ouro. O infográfico deve incluir informações sobre a extração do ouro, as rotas comerciais, as cidades que surgiram durante o período, entre outros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus infográficos para a turma e discutir os pontos fortes e fracos de cada um. Avalie a qualidade dos infográficos e a capacidade dos alunos de compreender e sintetizar as informações sobre o Ciclo do Ouro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades analíticas e críticas dos alunos para compreender a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos, por meio do trabalho em grupo e da apresentação dos resultados.
  • Desenvolver habilidades de síntese e organização de informações, por meio da criação de mapas mentais e infográficos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em compreender e sintetizar as informações sobre o Ciclo do Ouro.
  • Qualidade dos infográficos criados pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante as atividades em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e seus principais aspectos históricos e econômicos.
  • Orientar os alunos durante as etapas do design sprint.
  • Avaliar a qualidade dos infográficos criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Fazer perguntas e levantar hipóteses sobre o tema.
  • Criar um mapa mental sobre o Ciclo do Ouro e seus principais aspectos.
  • Chegar a um consenso sobre as informações mais importantes e relevantes sobre o Ciclo do Ouro.
  • Criar um infográfico sobre o Ciclo do Ouro.
  • Apresentar o infográfico para a turma e discutir os pontos fortes e fracos de cada um.