Aula sobre Ciclo Do Ouro
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O Ciclo do Ouro foi um importante período da história do Brasil, que ocorreu entre os séculos XVII e XVIII. Durante esse período, houve uma grande corrida pelo ouro, que atraiu muitos exploradores para o interior do país e gerou uma intensa movimentação econômica e populacional. Com essa aula, os alunos poderão compreender melhor como o Ciclo do Ouro influenciou a formação socioeconômica e territorial do Brasil, além de desenvolver habilidades como empatia, análise crítica e trabalho em equipe. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que estimula a criatividade e a colaboração entre os alunos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com a história do Brasil. Em seguida, deve explique a metodologia utilizada (Design Thinking) e como ela será aplicada na aula. Por fim, divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e distribua o material necessário para a atividade (folhas de papel, canetas, lápis de cor, etc.).Etapa 2 - Mapa de Empatia
Cada grupo deve criar um mapa de empatia, preenchendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar dos exploradores, escravos e índios que viveram durante o Ciclo do Ouro e compreendam suas perspectivas e desafios.Etapa 3 - Brainstorming
Cada grupo deve fazer um brainstorming com base no mapa de empatia, levantando ideias e soluções para os problemas e desafios identificados. Incentive a criatividade e a colaboração entre os alunos.Etapa 4 - Prototipagem
Com base nas ideias geradas no brainstorming, cada grupo deve criar um protótipo de algo que poderia ter sido útil ou interessante durante o Ciclo do Ouro. Pode ser um objeto, uma ferramenta, um sistema, etc. Oriente os alunos a pensar em soluções práticas e viáveis.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seu protótipo para a turma, explicando sua funcionalidade e como ele poderia ter sido útil durante o Ciclo do Ouro. Incentive a criatividade e a oratória dos alunos.Etapa 6 - Discussão
Após as apresentações, o professor deve promover uma discussão em sala de aula sobre as ideias e soluções apresentadas pelos grupos. Os alunos devem refletir sobre como o Ciclo do Ouro influenciou a história do Brasil e quais foram seus impactos sociais, econômicos e ambientais.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada. Os alunos devem ser incentivados a refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em sua vida cotidiana.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de empatia e análise crítica
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos
- Compreender a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaboração em grupo
- Criatividade e originalidade na criação do protótipo
- Clareza e objetividade na apresentação
- Análise crítica e reflexão sobre o tema
- Respeito às opiniões e ideias dos colegas
Ações do professor
- Contextualizar o tema e explicar a metodologia utilizada
- Orientar e incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema e as soluções propostas pelos alunos
- Promover um ambiente de respeito e valorização das ideias e opiniões dos alunos
- Avaliar e dar feedback construtivo sobre as atividades realizadas pelos alunos
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade em grupo
- Utilizar a criatividade e a empatia na criação do protótipo
- Apresentar com clareza e objetividade o protótipo criado
- Refletir criticamente sobre o tema e as soluções propostas pelos colegas
- Respeitar as opiniões e ideias dos colegas e contribuir para um ambiente colaborativo e respeitoso.