Aula sobre Ciclo Do Ouro
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O Ciclo do Ouro foi um período importante da história do Brasil, que influenciou a formação socioeconômica e territorial do país. A descoberta do ouro em Minas Gerais, no final do século XVII, atraiu muitas pessoas em busca de riqueza e transformou a região. A metodologia ativa Gamificação será utilizada nesta aula para que os alunos possam criar um jogo que apresente o Ciclo do Ouro de forma lúdica e interativa. Essa atividade permitirá aos alunos desenvolverem a habilidade de analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema Ciclo do Ouro e contextualize a importância desse período na história do Brasil. Realize uma discussão sobre como o ouro influenciou a economia e a sociedade do país.Etapa 2 - Introdução à gamificação
Explique sobre a metodologia ativa Gamificação e como ela pode ser utilizada para tornar o aprendizado mais envolvente e didático. Promova uma discussão sobre os elementos que compõem um jogo e como eles podem ser aplicados na criação de um jogo sobre o Ciclo do Ouro.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Os alunos deverão criar um mapa de registro contendo os campos:Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? Oriente os alunos na criação do mapa de registro e forneça exemplos de jogos que possam servir como inspiração.Etapa 4 - Criação do jogo
Os alunos deverão trabalhar em grupos para criar o jogo sobre o Ciclo do Ouro. Oriente-os a utilizar as informações contidas no mapa de registro para desenvolver o jogo. Forneçamateriais como cartolinas, canetas, lápis de cor, entre outros.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Eles deverão explicar como o jogo funciona, quais são os desafios e como funciona o esquema de recompensas. A turma irá avaliar cada jogo e escolher o mais engajador e criativo.Etapa 6 - Todos jogam
Após as apresentações, oriente os grupos a trocarem seus jogos, permitindo que todos os grupos joguem diferentes jogos. Esse momento será importante para identificação de possíveis falhas ou erros dos jogos criados.Etapa 7 - Discussão final
Conduza uma discussão final sobre a atividade e promovauma reflexão sobre como a metodologia ativa Gamificação pode ser utilizada em outras disciplinas tornando o aprendizado mais significativo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
- Desenvolver a capacidade de planejamento e execução de projetos.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade do jogo.
- Clareza na apresentação do jogo.
- Coerência entre os elementos do jogo (objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final).
- Engajamento e interatividade do jogo.
- Trabalho em equipe e colaboração.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo.
- Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela pode ser aplicada no ensino de Geografia.
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro e na elaboração do jogo.
- Fornecer materiais e recursos para a atividade.
- Avaliar os jogos e conduzir a discussão final.
Ações do aluno
- Participar da discussão sobre o tema.
- Criar o mapa de registro do jogo.
- Trabalhar em equipe para desenvolver o jogo.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar da avaliação dos jogos e da discussão final.