Aula sobre Ciclo Do Ouro

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Ciclo do Ouro foi um importante período da história do Brasil, que influenciou a formação socioeconômica e territorial do país. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre como o Ciclo do Ouro aconteceu, as consequências desse período na sociedade e como ele pode ser encontrado no cotidiano dos estudantes. A metodologia usada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e a metodologia que será utilizada nesta aula. Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Entregue um subtópico para cada grupo pesquisar. Exemplos de subtópicos: Crise do açúcar, Descoberta das Minas de Ouro, Cobrança de Impostos, A Derrama, Desenvolvimento das Cidades,Os emboabas, Inconfidência Mineira, entre outros.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre o subtópico escolhido e preparar argumentos para o debate. Disponibilize materiais para a pesquisa, como: livros, vídeos, sites confiáveis, entre outros.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Os grupos irão debater sobre o seu subtópico e apresentar seus argumentos. Medie o debate e procure garantir que todos tenham a oportunidade de falar.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos deverão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar o seu template de avaliação por rubrica para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir os templates de avaliação por rubrica apresentados pelos grupos e fazer sugestões de melhorias.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre o tema abordado.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e de comunicação oral dos alunos.
  • Estimular o pensamento crítico e reflexivo dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates em grupo.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Qualidade do template de avaliação por rubrica criado pelo grupo.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Cooperação e respeito entre os membros do grupo.

Ações do professor

  • Mediar o debate em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Fazer sugestões de melhorias nos templates de avaliação por rubrica apresentados pelos grupos.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia usada na aula.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o seu subtópico.
  • Preparar argumentos para o debate.
  • Participar ativamente nos debates em grupo.
  • Criar um template de avaliação por rubrica.
  • Participar ativamente na discussão em grupo.