Aula sobre Ciclo Do Ouro
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Ciclo do Ouro foi um importante período da história do Brasil, que influenciou a formação socioeconômica e territorial do país. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre como o Ciclo do Ouro aconteceu, as consequências desse período na sociedade e como ele pode ser encontrado no cotidiano dos estudantes. A metodologia usada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e a metodologia que será utilizada nesta aula. Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Entregue um subtópico para cada grupo pesquisar. Exemplos de subtópicos: Crise do açúcar, Descoberta das Minas de Ouro, Cobrança de Impostos, A Derrama, Desenvolvimento das Cidades,Os emboabas, Inconfidência Mineira, entre outros.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos deverão pesquisar sobre o subtópico escolhido e preparar argumentos para o debate. Disponibilize materiais para a pesquisa, como: livros, vídeos, sites confiáveis, entre outros.Etapa 3 - Debate em grupo
Os grupos irão debater sobre o seu subtópico e apresentar seus argumentos. Medie o debate e procure garantir que todos tenham a oportunidade de falar.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
Os alunos deverão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar o seu template de avaliação por rubrica para a turma.Etapa 6 - Discussão em grupo
A turma irá discutir os templates de avaliação por rubrica apresentados pelos grupos e fazer sugestões de melhorias.Etapa 7 - Conclusão
Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre o tema abordado.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e de comunicação oral dos alunos.
- Estimular o pensamento crítico e reflexivo dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nos debates em grupo.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
- Qualidade do template de avaliação por rubrica criado pelo grupo.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Cooperação e respeito entre os membros do grupo.
Ações do professor
- Mediar o debate em grupo.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Fazer sugestões de melhorias nos templates de avaliação por rubrica apresentados pelos grupos.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia usada na aula.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre o seu subtópico.
- Preparar argumentos para o debate.
- Participar ativamente nos debates em grupo.
- Criar um template de avaliação por rubrica.
- Participar ativamente na discussão em grupo.