Aula sobre Ciclo Do Ouro

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Ciclo do Ouro foi um período importante na história do Brasil, que ocorreu no século XVIII, quando o ouro foi encontrado em Minas Gerais. Esse evento teve grande influência na formação socioeconômica e territorial do país, resultando em um grande fluxo populacional e econômico na região. A metodologia utilizada nesta aula será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e trabalharão em atividades diferentes, a fim de desenvolver a habilidade de analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve apresentação sobre o Ciclo do Ouro, explicando sua importância histórica e econômica para o país. Divida a turmaem três grupos informando que cada grupo deverá se dirigir a uma das estações, realizando a rotação dentro do tempo determinado.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Mapa

    Os alunos da estação 1 receberão um mapa da região de Minas Gerais e deverão identificar as principais cidades que surgiram durante o Ciclo do Ouro. Eles também deverão marcar as rotas utilizadas para transportar o ouro e as principais áreas de extração.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Economia

    Os alunos da estação 2 receberão uma lista com os principais produtos que eram comercializados na época do Ciclo do Ouro. Eles deverão identificar as principais atividades econômicas da região e como elas contribuíram para o desenvolvimento do país.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Sociedade

    Os alunos da estação 3 receberão uma lista com os principais grupos sociais que surgiram durante o Ciclo do Ouro, como os bandeirantes, os escravos e os garimpeiros. Eles deverão analisar como esses grupos se relacionavam e como a sociedade da época era estruturada.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as atividades nas estações, os alunos se reunirão em grupos mistos para discutir as informações que coletaram. Eles deverão trocar ideias e debater sobre como o Ciclo do Ouro influenciou a formação socioeconômica e territorial do Brasil.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese das informações discutidas em grupo, destacando os principais pontos que foram levantados pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Realize uma avaliação oral, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre o Ciclo do Ouro e como essa época influenciou o desenvolvimento do país. Conclua essa aula questionando aos alunosa respeito da metodologia utilizadae como ela contribuiu para apropriação do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de ideias.
  • Desenvolver a capacidade de interpretação de mapas e informações históricas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar as principais cidades, rotas e áreas de extração relacionadas ao Ciclo do Ouro.
  • Capacidade de identificar as principais atividades econômicas e grupos sociais relacionados ao Ciclo do Ouro.
  • Capacidade de analisar a influência do Ciclo do Ouro na formação socioeconômica e territorial do Brasil.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva o tema e a metodologia utilizada.
  • Monitorar o desenvolvimento das atividades nas estações.
  • Estimular a participação e a troca de ideias entre os alunos.

Ações do aluno

  • Identificar as principais cidades, rotas e áreas de extração relacionadas ao Ciclo do Ouro.
  • Identificar as principais atividades econômicas e grupos sociais relacionados ao Ciclo do Ouro.
  • Analisar a influência do Ciclo do Ouro na formação socioeconômica e territorial do Brasil.