Aula sobre Ciclo Do Ouro

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Ciclo do Ouro foi um período importante na história do Brasil, marcado pela exploração de minas de ouro no século XVIII. Esse período trouxe muitas mudanças sociais, econômicas e culturais para o país, e é importante que os estudantes compreendam como isso impactou a formação territorial e socioeconômica do Brasil. Nesta aula, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o Ciclo do Ouro, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Para isso, é importante que o professor apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a importância do ouro na economia da época e a influência do ciclo na formação das cidades históricas de Minas Gerais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema do Ciclo do Ouro e explique a metodologia ativa “Sala de Aula Invertida". Divida a turma em grupos e oriente-os sobre a construção de um mapa conceitual com a ideia central: "O Ciclo do Ouro no Brasil".

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Em casa, os alunos terão que pesquisar sobre o Ciclo do Ouro e encontrar informações para as 8 sub-ideias que compõem o mapa conceitual. Forneça materiais de pesquisa, como livros, artigos, vídeos ou sites confiáveis.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, os grupos irão se reunir para discutir as informações encontradas e decidir como organizá-las no mapa conceitual. Esteja disponível para ajudar e orientar os alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Os grupos irão criar o mapa conceitual, utilizando uma ferramenta digital ou papel e caneta. Auxilie os alunos e tire as dúvidas quando necessário..

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os grupos irão discutir as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais e como eles representam o Ciclo do Ouro. Medie a discussão.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de um mapa conceitual.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações confiáveis sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e das sub-ideias.
  • Organização e clareza do mapa conceitual.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
  • Habilidade de comunicação durante a apresentação.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos durante a pesquisa e a criação do mapa conceitual.
  • Mediar as discussões em grupo e incentivar a participação de todos.
  • Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e fornecer feedback construtivo.
  • Estimular a busca por informações confiáveis e a criatividade dos alunos.
  • Concluir a aula de forma clara e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da criação do mapa conceitual.
  • Colaborar em grupo e respeitar as opiniões dos colegas.
  • Utilizar fontes confiáveis na pesquisa e verificar a veracidade das informações.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
  • Continuar pesquisando sobre o tema e buscando informações adicionais.