Ciclo Hidrológico
Nesta aula de Geografia, vamos aprender sobre o Ciclo Hidrológico. Para entender o ciclo da água, temos um vídeo bem explicativo da Agência Nacional de Águas (ANA). Se concentre e bom aprendizado!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Na imagem, os números 1, 2 e 3 representam quais etapas do ciclo da água?
Atividade completaA)
Condensação, infiltração e evaporação.B) Evaporação, precipitação e infiltração.
C) Evaporação, condensação e infiltração.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Design Sprint:
O ciclo hidrológico é um processo natural que ocorre na Terra e é fundamental para a manutenção da vida. Ele consiste na movimentação da água entre a superfície terrestre, a atmosfera e os oceanos. Durante esse processo, a água passa por diversas fases, como evaporação, condensação, precipitação e infiltração. No cotidiano dos estudantes, o ciclo hidrológico pode ser observado em diversas situações, como na chuva, na água que sai da torneira, no vapor que sai da panela, entre outras. Além disso, é importante que os alunos compreendam como o ciclo hidrológico está relacionado com a preservação do meio ambiente e como ele pode ser afetado pelas ações humanas. Utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um modelo de design sprint com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar o ciclo hidrológico. Essa metodologia permitirá que os alunos tenham uma participação mais ativa no processo de aprendizagem e desenvolvam habilidades como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas.Atividade completa4. Design Thinking:
O Ciclo Hidrológico é um tema fundamental para o estudo da Geografia e está presente em nosso cotidiano de diversas formas. A água é um recurso natural essencial para a vida e a compreensão do seu ciclo é fundamental para entendermos a sua importância e como ela é distribuída no planeta. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Design Thinking, que irá estimular a criatividade e a empatia dos alunos. Para isso, os estudantes irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as necessidades e desafios relacionados ao Ciclo Hidrológico.Atividade completa5. Gamificação:
O ciclo hidrológico é um processo natural que envolve a circulação da água na Terra. Esse processo é fundamental para a manutenção da vida, pois permite que a água seja distribuída por todo o planeta, desde os oceanos até as nascentes dos rios. O ciclo hidrológico é composto por diversas etapas, como a evaporação, a condensação, a precipitação e a infiltração. Nesta aula, os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo cujo objetivo é ensinar sobre o ciclo hidrológico e como ele pode ser afetado pelo ambiente urbano e rural. Para isso, os alunos irão explorar os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.Atividade completa6. Modelo de Debate Crítico (MDC):
O ciclo hidrológico é um tema fundamental para a compreensão do funcionamento da natureza e dos processos que envolvem a água em nosso planeta. Ele é responsável pela distribuição da água na Terra e, por isso, é importante compreender como ele funciona. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos desenvolvam a habilidade de descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. Para isso, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos para tornar a aula mais envolvente e didática.Atividade completa7. Rotação por estações:
O ciclo hidrológico é um processo natural que envolve a circulação da água na natureza. A água passa por diferentes fases, como evaporação, transpiração, precipitação e infiltração no solo, formando rios, lagos e oceanos. É um processo fundamental para a manutenção da vida na Terra e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na chuva na cidade ou no rio que passa próximo de casa. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações para que os alunos possam explorar diferentes aspectos do ciclo hidrológico e suas relações com o ambiente urbano e rural.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
O ciclo hidrológico é um processo natural que ocorre na Terra e é fundamental para a manutenção da vida. Neste processo, a água passa por diferentes estados físicos e circula entre a atmosfera, a superfície terrestre e o subsolo. Durante a aula, os estudantes irão aprender sobre os componentes do ciclo hidrológico, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa
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