Aula sobre Ciclo Hidrologico
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O ciclo hidrológico é um processo natural que ocorre na Terra e é fundamental para a manutenção da vida. Ele consiste na movimentação da água entre a superfície terrestre, a atmosfera e os oceanos. Durante esse processo, a água passa por diversas fases, como evaporação, condensação, precipitação e infiltração. No cotidiano dos estudantes, o ciclo hidrológico pode ser observado em diversas situações, como na chuva, na água que sai da torneira, no vapor que sai da panela, entre outras. Além disso, é importante que os alunos compreendam como o ciclo hidrológico está relacionado com a preservação do meio ambiente e como ele pode ser afetado pelas ações humanas. Utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um modelo de design sprint com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar o ciclo hidrológico. Essa metodologia permitirá que os alunos tenham uma participação mais ativa no processo de aprendizagem e desenvolvam habilidades como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas.
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula explicando o que é o ciclo hidrológico e suas fases. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre o tema. Após o vídeo, faça uma roda de conversa para esclarecer dúvidas e reforçar os conceitos apresentados.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma folha de papel e materiais de desenho. Eles deverão desenhar um esquema do ciclo hidrológico, representando as fases e os componentes envolvidos.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo apresentará seu esquema e a turma escolherá os melhores esquemas. Os grupos escolhidos irão criar cartazes com o esquema do ciclo hidrológico.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos escolhidos na etapa anterior irão criar os cartazes com o esquema do ciclo hidrológico, utilizando materiais como papel, tesoura, cola, canetas coloridas, entre outros.Etapa 5 - Testar
Os cartazes serão expostos na sala de aula e os alunos farão uma apresentação para a turma, explicando o esquema do ciclo hidrológico e os componentes envolvidos. Faça perguntas para avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.Etapa 6 - Reflexão
Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como a metodologia Design Sprint ajudou no processo de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
- Estimular a criatividade e a resolução de problemas.
- Desenvolver a capacidade de compreender e aplicar conceitos relacionados ao ciclo hidrológico.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente e como as ações humanas podem afetar o ciclo hidrológico.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos relacionados ao ciclo hidrológico.
- Participação ativa e colaboração durante a atividade em grupo.
- Criatividade e originalidade na criação do esquema do ciclo hidrológico.
- Qualidade e clareza na apresentação do cartaz e do esquema do ciclo hidrológico.
- Reflexão sobre o processo de aprendizagem e a importância da preservação do meio ambiente.
Ações do professor
- Explicar os conceitos relacionados ao ciclo hidrológico de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos durante a atividade em grupo e esclarecer dúvidas.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e fornecer feedbacks construtivos.
- Reforçar a importância da preservação do meio ambiente e como as ações humanas podem afetar o ciclo hidrológico.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Utilizar a criatividade e a originalidade na criação do esquema do ciclo hidrológico.
- Apresentar o cartaz e o esquema do ciclo hidrológico de forma clara e objetiva.
- Refletir sobre o processo de aprendizagem e a importância da preservação do meio ambiente.