Aula sobre Ciclo Hidrologico

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O ciclo hidrológico é um processo natural que ocorre na Terra e é fundamental para a manutenção da vida. Ele consiste na movimentação da água entre a superfície terrestre, a atmosfera e os oceanos. Durante esse processo, a água passa por diversas fases, como evaporação, condensação, precipitação e infiltração. No cotidiano dos estudantes, o ciclo hidrológico pode ser observado em diversas situações, como na chuva, na água que sai da torneira, no vapor que sai da panela, entre outras. Além disso, é importante que os alunos compreendam como o ciclo hidrológico está relacionado com a preservação do meio ambiente e como ele pode ser afetado pelas ações humanas. Utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um modelo de design sprint com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar o ciclo hidrológico. Essa metodologia permitirá que os alunos tenham uma participação mais ativa no processo de aprendizagem e desenvolvam habilidades como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula explicando o que é o ciclo hidrológico e suas fases. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre o tema. Após o vídeo, faça uma roda de conversa para esclarecer dúvidas e reforçar os conceitos apresentados.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma folha de papel e materiais de desenho. Eles deverão desenhar um esquema do ciclo hidrológico, representando as fases e os componentes envolvidos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo apresentará seu esquema e a turma escolherá os melhores esquemas. Os grupos escolhidos irão criar cartazes com o esquema do ciclo hidrológico.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos escolhidos na etapa anterior irão criar os cartazes com o esquema do ciclo hidrológico, utilizando materiais como papel, tesoura, cola, canetas coloridas, entre outros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os cartazes serão expostos na sala de aula e os alunos farão uma apresentação para a turma, explicando o esquema do ciclo hidrológico e os componentes envolvidos. Faça perguntas para avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como a metodologia Design Sprint ajudou no processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas.
  • Desenvolver a capacidade de compreender e aplicar conceitos relacionados ao ciclo hidrológico.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente e como as ações humanas podem afetar o ciclo hidrológico.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos relacionados ao ciclo hidrológico.
  • Participação ativa e colaboração durante a atividade em grupo.
  • Criatividade e originalidade na criação do esquema do ciclo hidrológico.
  • Qualidade e clareza na apresentação do cartaz e do esquema do ciclo hidrológico.
  • Reflexão sobre o processo de aprendizagem e a importância da preservação do meio ambiente.

Ações do professor

  • Explicar os conceitos relacionados ao ciclo hidrológico de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante a atividade em grupo e esclarecer dúvidas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e fornecer feedbacks construtivos.
  • Reforçar a importância da preservação do meio ambiente e como as ações humanas podem afetar o ciclo hidrológico.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Utilizar a criatividade e a originalidade na criação do esquema do ciclo hidrológico.
  • Apresentar o cartaz e o esquema do ciclo hidrológico de forma clara e objetiva.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem e a importância da preservação do meio ambiente.