Aula sobre Ciclo Hidrologico

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Ciclo Hidrológico é um tema fundamental para o estudo da Geografia e está presente em nosso cotidiano de diversas formas. A água é um recurso natural essencial para a vida e a compreensão do seu ciclo é fundamental para entendermos a sua importância e como ela é distribuída no planeta. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Design Thinking, que irá estimular a criatividade e a empatia dos alunos. Para isso, os estudantes irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as necessidades e desafios relacionados ao Ciclo Hidrológico.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema do Ciclo Hidrológico e explique a importância da água para a vida na Terra. Para isso utilize imagens, vídeos e exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Criação do Mapa de Empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender como as pessoas se relacionam com a água em diferentes contextos, como na cidade e no campo. Oriente a criação de diferentes personas.

  3. Etapa 3 - Compreensão do Ciclo Hidrológico

    Explique o Ciclo Hidrológico e como ele funciona, utilizando exemplos práticos e ilustrações. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Comparação entre o ambiente urbano e rural

    Os alunos irão comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

  5. Etapa 5 - Criação de um infográfico sobre o Ciclo Hidrológico

    Os alunos irão criar um infográfico sobre o Ciclo Hidrológico, utilizando as informações e dados coletados no mapa de empatia e nas explicações da aula. O objetivo é estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos estudantes.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Os alunos irão apresentar os seus infográficos para a turma, explicando as principais informações e dados sobre o Ciclo Hidrológico.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a importância do Ciclo Hidrológico e da água para a vida na Terra, destacando a relevância da empatia e da criatividade para a solução de problemas relacionados ao tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos
  • Desenvolver a empatia e a compreensão das necessidades e desafios relacionados ao Ciclo Hidrológico

Critérios de avaliação

  • Compreensão do Ciclo Hidrológico e seus componentes
  • Comparação entre o escoamento superficial no ambiente urbano e rural
  • Criatividade e qualidade do infográfico produzido pelos alunos

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar sua importância
  • Estimular a criação do mapa de empatia
  • Explicar o Ciclo Hidrológico e seus componentes
  • Orientar os alunos na criação do infográfico
  • Fazer uma reflexão sobre o tema e encerrar a aula

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia
  • Comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural
  • Criar o infográfico sobre o Ciclo Hidrológico
  • Apresentar o infográfico para a turma
  • Participar da reflexão sobre o tema e encerramento da aula.