Aula sobre Ciclo Hidrologico
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O ciclo hidrológico é um processo natural que envolve a circulação da água na Terra. Esse processo é fundamental para a manutenção da vida, pois permite que a água seja distribuída por todo o planeta, desde os oceanos até as nascentes dos rios. O ciclo hidrológico é composto por diversas etapas, como a evaporação, a condensação, a precipitação e a infiltração. Nesta aula, os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo cujo objetivo é ensinar sobre o ciclo hidrológico e como ele pode ser afetado pelo ambiente urbano e rural. Para isso, os alunos irão explorar os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique o que é o ciclo hidrológico. Em seguida, peça para os alunos pesquisarem exemplos de como a água é utilizada no cotidiano e como ela pode ser afetada pelo ambiente urbano e rural. Divida os estudantes em grupos.Etapa 2 - Gamificação
Os alunos em grupos irão criar um mapa de registro de um jogo sobre o ciclo hidrológico. O mapa deve conter os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas. Oriente os alunos sobre como criar um jogo engajador e didático.Etapa 3 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Os alunos devem explicar como o jogo funciona e como ele ensina sobre o ciclo hidrológico e seus componentes.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre como o ciclo hidrológico é afetado pelo ambiente urbano e rural. Oriente a discussão, incentivando os alunos a compararem os diferentes jogos criados e a identificarem os pontos em comum.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a importância do ciclo hidrológico e como ele pode ser afetado pelo ambiente urbano e rural.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de descrever o ciclo da água e seus componentes.
- Comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
- Reconhecer a importância da morfologia das bacias e das redes hidrográficas na distribuição da água.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
- Estimular a criatividade dos alunos.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Clareza na apresentação do jogo.
- Participação na discussão em grupo.
- Compreensão do ciclo hidrológico e seus componentes.
- Compreensão da importância da morfologia das bacias e das redes hidrográficas na distribuição da água.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
- Orientar a discussão em grupo.
- Fazer uma conclusão sobre o tema.
- Avaliar os jogos e a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar exemplos de como a água é utilizada no cotidiano e como ela pode ser afetada pelo ambiente urbano e rural.
- Criar um jogo sobre o ciclo hidrológico.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar da discussão em grupo.
- Avaliar os jogos criados pelos colegas.