Aula sobre Ciclo Hidrologico

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O ciclo hidrológico é um tema fundamental para a compreensão do funcionamento da natureza e dos processos que envolvem a água em nosso planeta. Ele é responsável pela distribuição da água na Terra e, por isso, é importante compreender como ele funciona. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos desenvolvam a habilidade de descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. Para isso, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos para tornar a aula mais envolvente e didática.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância do ciclo hidrológico para a vida na Terra. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que pesquisar sobre o ciclo hidrológico, o escoamento superficial no ambiente urbano e rural e a morfologia das bacias e das redes hidrográficas. Eles deverão utilizar livros didáticos, artigos científicos e sites confiáveis para realizar a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Debate crítico

    Os grupos irão debater entre si sobre o que foi pesquisado, utilizando o Modelo de Debate Crítico (MDC). Faça a mediação do debate e incentive a participação de todos os alunos. Cada grupo terá que apresentar um modelo de avaliação por rúbrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus tópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar o seu modelo de avaliação por rúbrica. Os demais grupos irão avaliar a apresentação conforme os critérios estabelecidos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi discutido na aula e incentivar os alunos a tirar suas próprias conclusões sobre o ciclo hidrológico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva dos alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na apresentação do tema.
  • Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
  • Participação ativa no debate crítico.
  • Capacidade de avaliação conforme os critérios estabelecidos.
  • Participação ativa na aula.

Ações do professor

  • Mediar o debate crítico entre os grupos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.
  • Fazer uma síntese do que foi discutido na aula.
  • Estabelecer critérios claros para avaliação dos trabalhos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa utilizando fontes confiáveis.
  • Participar ativamente do debate crítico.
  • Elaborar um modelo de avaliação por rúbrica.
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos conforme os critérios estabelecidos.
  • Participar ativamente da aula.