Aula sobre Ciclo Hidrologico
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O ciclo hidrológico é um tema fundamental para a compreensão do funcionamento da natureza e dos processos que envolvem a água em nosso planeta. Ele é responsável pela distribuição da água na Terra e, por isso, é importante compreender como ele funciona. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos desenvolvam a habilidade de descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. Para isso, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos para tornar a aula mais envolvente e didática.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância do ciclo hidrológico para a vida na Terra. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas dúvidas sobre o assunto.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos serão divididos em grupos e terão que pesquisar sobre o ciclo hidrológico, o escoamento superficial no ambiente urbano e rural e a morfologia das bacias e das redes hidrográficas. Eles deverão utilizar livros didáticos, artigos científicos e sites confiáveis para realizar a pesquisa.Etapa 3 - Debate crítico
Os grupos irão debater entre si sobre o que foi pesquisado, utilizando o Modelo de Debate Crítico (MDC). Faça a mediação do debate e incentive a participação de todos os alunos. Cada grupo terá que apresentar um modelo de avaliação por rúbrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus tópicos.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar o seu modelo de avaliação por rúbrica. Os demais grupos irão avaliar a apresentação conforme os critérios estabelecidos.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese do que foi discutido na aula e incentivar os alunos a tirar suas próprias conclusões sobre o ciclo hidrológico.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva dos alunos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza na apresentação do tema.
- Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
- Participação ativa no debate crítico.
- Capacidade de avaliação conforme os critérios estabelecidos.
- Participação ativa na aula.
Ações do professor
- Mediar o debate crítico entre os grupos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.
- Fazer uma síntese do que foi discutido na aula.
- Estabelecer critérios claros para avaliação dos trabalhos.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa utilizando fontes confiáveis.
- Participar ativamente do debate crítico.
- Elaborar um modelo de avaliação por rúbrica.
- Avaliar as apresentações dos demais grupos conforme os critérios estabelecidos.
- Participar ativamente da aula.