Aula sobre Ciclo Hidrologico

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O ciclo hidrológico é um processo natural que envolve a circulação da água na natureza. A água passa por diferentes fases, como evaporação, transpiração, precipitação e infiltração no solo, formando rios, lagos e oceanos. É um processo fundamental para a manutenção da vida na Terra e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na chuva na cidade ou no rio que passa próximo de casa. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações para que os alunos possam explorar diferentes aspectos do ciclo hidrológico e suas relações com o ambiente urbano e rural.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus objetivos para a turma, fazendo uma breve revisão dos conceitos básicos do ciclo hidrológico. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos para a realização da atividade de rotação por estações. Explique a dinâmica da rotação, o tempo de duração e distribua os materiais necessários.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Escoamento superficial no ambiente urbano

    Os alunos irão observar imagens e vídeos que mostram o escoamento superficial da água na cidade, identificando as principais causas da impermeabilização do solo e suas consequências para o ciclo hidrológico. Em seguida, os alunos serão desafiados a pensar em soluções para minimizar os impactos negativos do escoamento superficial na cidade. Oriente o registro das informações.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Morfologia das bacias e das redes hidrográficas

    Os alunos irão aprender sobre a morfologia das bacias e das redes hidrográficas, observando mapas e imagens que mostram a distribuição da água na superfície terrestre. Em seguida, os alunos serão desafiados a identificar as principais características das bacias hidrográficas e das redes hidrográficas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Escoamento superficial no ambiente rural

    Os alunos irão observar imagens e vídeos que mostram o escoamento superficial da água na zona rural, identificando as principais características do ambiente e como elas influenciam o ciclo hidrológico. Em seguida, os alunos serão desafiados a pensar em soluções para minimizar os impactos negativos do escoamento superficial na zona rural.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a rotação, os alunos irão discutir em grupo sobre como o ciclo hidrológico é afetado pelo ambiente urbano e rural. Oriente a discussão, incentivando os alunos a compararem os aprendizados e a identificarem os pontos em comum.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Retome os objetivos da aula e faça uma síntese das principais aprendizagens dos alunos. Em seguida, os alunos serão convidados a compartilhar suas reflexões e soluções para os problemas observados nas estações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de observação e análise crítica dos alunos sobre o ciclo hidrológico e suas relações com o ambiente urbano e rural.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na busca por soluções para minimizar os impactos negativos do escoamento superficial.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na realização das atividades propostas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade de observação e análise crítica dos alunos sobre o ciclo hidrológico e suas relações com o ambiente urbano e rural.
  • Criatividade e originalidade das soluções propostas pelos alunos para minimizar os impactos negativos do escoamento superficial.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva os objetivos da aula e as atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Observar e analisar criticamente as imagens e vídeos apresentados em cada estação.
  • Propor soluções criativas e originais para minimizar os impactos negativos do escoamento superficial.