Aula sobre Ciclo Hidrologico
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O ciclo hidrológico é um processo natural que ocorre na Terra e é fundamental para a manutenção da vida. Neste processo, a água passa por diferentes estados físicos e circula entre a atmosfera, a superfície terrestre e o subsolo. Durante a aula, os estudantes irão aprender sobre os componentes do ciclo hidrológico, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Antes da aula.
Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.Etapa 2 - Sala de Aula
Inicie a aula fazendo perguntas sobre a importância do ciclo hidrológico.Na sequência, divida os alunos em grupos e peça para discutirem as informações que encontraram em suas pesquisas. Cada grupo deverá apresentar um resumo do que foi discutido.Etapa 3 - Modelo dos 3Qs.
Os estudantes irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus tópicos. Eles irão estudar sobre o ciclo hidrológico e seus componentes e preencher o modelo com informações relevantes sobre o tema.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os estudantes se dividirão em grupos e discutirão as informações que coletaram sobre o ciclo hidrológico e seus componentes. Cada grupo apresentará suas conclusões e dúvidas.Etapa 5 - Exemplo prático
Apresente um exemplo prático sobre o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, comparando as diferenças entre esses dois ambientes.Etapa 6 - Atividade prática
Os estudantes irão realizar uma atividade prática na qual deverão identificar os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma revisão dos principais pontos abordados na aula e os estudantes farão uma reflexão sobre o que aprenderam.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de reflexão e análise crítica dos estudantes.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Preenchimento correto do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Identificação correta dos principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos e didáticos.
- Orientar os estudantes na realização das atividades propostas.
- Estimular a participação ativa dos estudantes nas discussões em grupo.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre o ciclo hidrológico e seus componentes.
- Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com informações relevantes sobre o tema.
- Identificar os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.