Aula sobre Ciclo Hidrologico

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O ciclo hidrológico é um processo natural que ocorre na Terra e é fundamental para a manutenção da vida. Neste processo, a água passa por diferentes estados físicos e circula entre a atmosfera, a superfície terrestre e o subsolo. Durante a aula, os estudantes irão aprender sobre os componentes do ciclo hidrológico, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Antes da aula.

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula

    Inicie a aula fazendo perguntas sobre a importância do ciclo hidrológico.Na sequência, divida os alunos em grupos e peça para discutirem as informações que encontraram em suas pesquisas. Cada grupo deverá apresentar um resumo do que foi discutido.

  3. Etapa 3 - Modelo dos 3Qs.

    Os estudantes irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus tópicos. Eles irão estudar sobre o ciclo hidrológico e seus componentes e preencher o modelo com informações relevantes sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os estudantes se dividirão em grupos e discutirão as informações que coletaram sobre o ciclo hidrológico e seus componentes. Cada grupo apresentará suas conclusões e dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exemplo prático

    Apresente um exemplo prático sobre o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, comparando as diferenças entre esses dois ambientes.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os estudantes irão realizar uma atividade prática na qual deverão identificar os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma revisão dos principais pontos abordados na aula e os estudantes farão uma reflexão sobre o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de reflexão e análise crítica dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Preenchimento correto do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Identificação correta dos principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos e didáticos.
  • Orientar os estudantes na realização das atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos estudantes nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o ciclo hidrológico e seus componentes.
  • Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com informações relevantes sobre o tema.
  • Identificar os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.