Aula sobre Ciclo Menstrual E Fecundacao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O ciclo menstrual e a fecundação são temas importantes para o entendimento do corpo humano. O ciclo menstrual é um processo que ocorre no corpo feminino, que prepara o útero para receber um possível embrião. Já a fecundação é a união do óvulo com o espermatozoide, dando origem a um novo ser. Esses assuntos podem ser encontrados no cotidiano das estudantes e é importante que elas saibam o funcionamento do próprio corpo. Nesta aula, a metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar o tema.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e explique o que é o ciclo menstrual e a fecundação, contextualizando com situações do cotidiano.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem fazer um esboço do que entenderam sobre o tema, utilizando desenhos, palavras-chave e conceitos aprendidos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem discutir em grupos sobre o tema e escolher o que acham mais importante para ser apresentado no template.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nas decisões tomadas, os alunos devem criar um modelo de template com as informações e conceitos aprendidos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem apresentar o template para a turma e receber feedbacks, além de tirar dúvidas e aprimorar o modelo criado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e explicação sobre as transformações que ocorrem na puberdade.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Clareza e objetividade na apresentação do template criado.
  • Capacidade de explicar com clareza e precisão o tema abordado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Fornecer feedbacks construtivos e incentivar a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas do Design Sprint.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Apresentar o template criado com clareza e objetividade.