Aula sobre Ciclo Menstrual E Fecundacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O ciclo menstrual e a fecundação são temas relevantes e importantes para o desenvolvimento dos estudantes do 8º ano do ensino fundamental, pois estão diretamente relacionados à puberdade e ao desenvolvimento sexual. Além disso, são assuntos que podem gerar muitas dúvidas e curiosidades nos jovens, mas que nem sempre são abordados de forma adequada em casa ou na escola. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre esses temas de forma mais envolvente e didática, por meio da metodologia ativa Design Thinking e do mapa de empatia. Serão apresentados exemplos práticos e contextualizados para que os alunos possam entender e aplicar o conhecimento em seu cotidiano.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância de estudá-lo. Em seguida, proponha aos alunos que respondam a uma pergunta-chave: "O que vocês já sabem sobre o ciclo menstrual e a fecundação?" Para isso, os alunos podem usar um quadro branco ou um mural para registrar suas ideias.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Explique oque é o mapa de empatia e como ele pode ser usado para entender melhor as emoções, pensamentos e comportamentos de outras pessoas. Os alunos, em grupos, criam um mapa de empatia para uma mulher que está passando pelo ciclo menstrual e outra para um casal que deseja ter um filho. Cada grupo deve preencher os campos "O que ela pensa e sente?", "O que ela escuta?", "O que ela fala e faz?", "O que ela vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresenta seu mapa de empatia e os colegas fazem perguntas e comentários. Ajude os alunos a direcionar a discussão para os temas principais, como hormônios, ovulação, fases do ciclo, fertilização e gestação.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como vídeos, imagens e infográficos, e estimule a participação dos alunos com perguntas e reflexões.Ensine-os a calcular o período fertil.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos realizam uma atividade prática, como a construção de um modelo de útero e ovários ou a simulação de uma fecundação.

  6. Etapa 6 - Síntese e conclusão

    Sintetize os principais pontos abordados na aula e reforce a importância de entender o ciclo menstrual e a fecundação para o desenvolvimento saudável e responsável dos jovens. Os alunos são incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas impressões sobre a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e explicação das transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Estimular a empatia e o respeito pelas diferenças.
  • Promover a reflexão sobre a saúde sexual e reprodutiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos abordados.
  • Capacidade de aplicar o conhecimento em situações práticas.
  • Respeito às diferenças e à diversidade.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Propor atividades práticas e didáticas.
  • Direcionar a discussão para os temas principais.
  • Estimular a empatia e o respeito às diferenças.
  • Sintetizar os principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas e respeitar as diferenças.
  • Fazer perguntas e compartilhar suas impressões sobre o tema.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.
  • Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema.