Aula sobre Ciclo Menstrual E Fecundacao
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O ciclo menstrual e a fecundação são temas muito importantes na vida de todas as mulheres. É fundamental que as jovens aprendam sobre como funciona o próprio corpo e como ocorre a fecundação, para que possam tomar decisões conscientes sobre sua vida sexual e reprodutiva. Além disso, o tema também é importante para os meninos, pois eles também precisam entender como funciona o corpo feminino e como acontece a reprodução. Nessa aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa de gamificação, em que os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para aprender sobre o ciclo menstrual e a fecundação de uma forma divertida e didática.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema do ciclo menstrual e a fecundação, explicando os conceitos básicos e a importância de se conhecer o próprio corpo. Em seguida, os alunos irão formar grupos de 3 a 4 pessoas para iniciar a criação do jogo de tabuleiro.Etapa 2 - Definição das regras do jogo
Os grupos irão criar as regras do jogo, definindo quantos jogadores poderão jogar, como serão as jogadas, como serão as perguntas e as ações, entre outros detalhes. Dê temas para os jogos, como: quais as fases do ciclo menstrual, como ocorre a fecundação, etc.Etapa 3 - Criação do tabuleiro
Os grupos irão criar o tabuleiro do jogo, desenhando as casas e definindo as perguntas e as ações que irão acontecer em cada uma delas. Forneçamateriais como papel, lápis de cor e régua para ajudar na criação.Etapa 4 - Criação dos pinos e do dado
Os grupos irão criar os pinos que os jogadores irão usar para se movimentar pelo tabuleiro e o dado que será usado nas jogadas. Forneça materiais como cartolina, cola e tesoura para ajudar na criação.Etapa 5 - Criação dos cards de perguntas e ações
Os grupos irão criar os cards de perguntas e ações que serão usados no jogo. As perguntas devem abordar os principais conceitos do ciclo menstrual e da fecundação, enquanto as ações devem ser relacionadas a situações cotidianas que envolvem esses temas. Forneça orientações sobre o tipo de perguntas e ações que devem ser criadas.Etapa 6 - Teste do jogo
Os grupos irão testar o jogo criado pelos outros grupos, para verificar se as regras estão claras, se o tabuleiro está bem desenhado e se as perguntas e ações são relevantes. Auxilienessa etapa, dando sugestões para melhorar o jogo.Etapa 7 - Reflexão sobre a atividade
Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam durante a atividade e como foi a experiência de criar um jogo de tabuleiro para aprender sobre o ciclo menstrual e a fecundação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso".
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de criar jogos educativos.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
- Clareza nas regras do jogo.
- Relevância das perguntas e ações criadas para o tema do ciclo menstrual e da fecundação.
- Participação ativa e colaborativa dos alunos.
- Reflexão sobre o aprendizado durante a atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema do ciclo menstrual e da fecundação.
- Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Fornecer materiais e recursos para a criação do jogo.
- Auxiliar na reflexão sobre o aprendizado durante a atividade.
- Avaliar o desempenho dos alunos na atividade.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar um jogo de tabuleiro.
- Criar regras claras e coerentes para o jogo.
- Criar um tabuleiro bem desenhado e criativo.
- Criar perguntas e ações relevantes para o tema do ciclo menstrual e da fecundação.
- Refletir sobre o aprendizado durante a atividade.