Aula sobre Ciclo Menstrual E Fecundacao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O ciclo menstrual e a fecundação são temas muito importantes na vida de todas as mulheres. É fundamental que as jovens aprendam sobre como funciona o próprio corpo e como ocorre a fecundação, para que possam tomar decisões conscientes sobre sua vida sexual e reprodutiva. Além disso, o tema também é importante para os meninos, pois eles também precisam entender como funciona o corpo feminino e como acontece a reprodução. Nessa aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa de gamificação, em que os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para aprender sobre o ciclo menstrual e a fecundação de uma forma divertida e didática.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do ciclo menstrual e a fecundação, explicando os conceitos básicos e a importância de se conhecer o próprio corpo. Em seguida, os alunos irão formar grupos de 3 a 4 pessoas para iniciar a criação do jogo de tabuleiro.

  2. Etapa 2 - Definição das regras do jogo

    Os grupos irão criar as regras do jogo, definindo quantos jogadores poderão jogar, como serão as jogadas, como serão as perguntas e as ações, entre outros detalhes. Dê temas para os jogos, como: quais as fases do ciclo menstrual, como ocorre a fecundação, etc.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro

    Os grupos irão criar o tabuleiro do jogo, desenhando as casas e definindo as perguntas e as ações que irão acontecer em cada uma delas. Forneçamateriais como papel, lápis de cor e régua para ajudar na criação.

  4. Etapa 4 - Criação dos pinos e do dado

    Os grupos irão criar os pinos que os jogadores irão usar para se movimentar pelo tabuleiro e o dado que será usado nas jogadas. Forneça materiais como cartolina, cola e tesoura para ajudar na criação.

  5. Etapa 5 - Criação dos cards de perguntas e ações

    Os grupos irão criar os cards de perguntas e ações que serão usados no jogo. As perguntas devem abordar os principais conceitos do ciclo menstrual e da fecundação, enquanto as ações devem ser relacionadas a situações cotidianas que envolvem esses temas. Forneça orientações sobre o tipo de perguntas e ações que devem ser criadas.

  6. Etapa 6 - Teste do jogo

    Os grupos irão testar o jogo criado pelos outros grupos, para verificar se as regras estão claras, se o tabuleiro está bem desenhado e se as perguntas e ações são relevantes. Auxilienessa etapa, dando sugestões para melhorar o jogo.

  7. Etapa 7 - Reflexão sobre a atividade

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam durante a atividade e como foi a experiência de criar um jogo de tabuleiro para aprender sobre o ciclo menstrual e a fecundação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso".
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de criar jogos educativos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Clareza nas regras do jogo.
  • Relevância das perguntas e ações criadas para o tema do ciclo menstrual e da fecundação.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos.
  • Reflexão sobre o aprendizado durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema do ciclo menstrual e da fecundação.
  • Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Fornecer materiais e recursos para a criação do jogo.
  • Auxiliar na reflexão sobre o aprendizado durante a atividade.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um jogo de tabuleiro.
  • Criar regras claras e coerentes para o jogo.
  • Criar um tabuleiro bem desenhado e criativo.
  • Criar perguntas e ações relevantes para o tema do ciclo menstrual e da fecundação.
  • Refletir sobre o aprendizado durante a atividade.