Aula sobre Ciclo Menstrual E Fecundacao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O ciclo menstrual e a fecundação são temas importantes para qualquer pessoa entender o funcionamento do corpo humano. Esses conhecimentos também são essenciais para as meninas que estão passando pela puberdade e para as mulheres que planejam ter filhos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir o tema e seus subtópicos e desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Para isso, os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o ciclo menstrual e a fecundação. Em seguida, façabreve explicação sobre o tema e apresente exemplos práticos de como ele pode ser aplicado no cotidiano dos alunos.

    Exemplo: as fases do ciclo e como o corpo reage a cada uma, saber o dia fértil.


  2. Etapa 2 - Apresentação do Modelo de Debate Crítico (MDC)

    O professor explicará o que é o MDC e como ele será utilizado na aula. Em seguida, os alunos receberão uma folha com os subtópicos que serão discutidos durante a aula e criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Debate sobre o ciclo menstrual

    Os alunos se dividirão em grupos e discutirão o que é o ciclo menstrual, como ele funciona e quais são as principais fases. Durante o debate, estimule a participação de todos os alunos e os oriente a utilizar o template de avaliação.

  4. Etapa 4 - Debate sobre a fecundação

    Os alunos se dividirão em grupos e discutirão o que é a fecundação, como ela ocorre e quais são as principais etapas. Durante o debate, estimule a participação de todos os alunos e os oriente a utilizar o template de avaliação.

  5. Etapa 5 - Discussão em plenária

    Conduza uma discussão em plenária, onde cada grupo apresentará suas conclusões sobre o ciclo menstrual e a fecundação. Durante a discussão, oriente os alunos a utilizar o template de avaliação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça umasíntese sobre a aula e peça aos alunos que avaliem a metodologia utilizada e o conteúdo abordado. Em seguida, dê orientações sobre a próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para permitir que os alunos sejam protagonistas do processo de aprendizagem.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, permitindo que eles desenvolvam habilidades de argumentação e comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates em grupo e em plenária.
  • Utilização adequada do template de avaliação por rúbrica.
  • Capacidade de analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos durante os debates.
  • Orientar os alunos na utilização do template de avaliação por rúbrica.
  • Conduzir a discussão em plenária, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de se expressar.

Ações do aluno

  • Participar ativamente dos debates em grupo e em plenária.
  • Utilizar adequadamente o template de avaliação por rúbrica.
  • Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.