Aula sobre Ciclo Menstrual E Fecundacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O ciclo menstrual e a fecundação são temas importantes para o entendimento do corpo humano, principalmente para as meninas que estão entrando na puberdade. Esse conhecimento é essencial para que possam entender o funcionamento de seu corpo e se cuidarem de forma adequada. Além disso, o tema pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes, como na prevenção de gravidez indesejada e na importância do uso de preservativos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente otema para a turma e explique a importância do conhecimento sobre ciclo menstrual e fecundação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Fases do ciclo menstrual

    Os alunos irão realizar atividades para identificar as fases do ciclo menstrual e entender o papel dos hormônios sexuais nesse processo.

    Exemplo de atividade: Jogo de cartas sobre as fases do ciclo menstrual.


  3. Etapa 3 - Estação 2 - Fecundação

    Os alunos irão realizar atividades para entender como ocorre a fecundação e como o espermatozoide e o óvulo se encontram.

    Exemplo de atividade: Vídeo explicativo sobre o processo de fecundação.


  4. Etapa 4 - Estação 3 - Métodos contraceptivos

    Os alunos irão realizar atividades para conhecer os métodos contraceptivos e sua importância na prevenção de gravidez indesejada. Exemplo de atividade: Jogo de tabuleiro sobre métodos contraceptivos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir e compartilhar o que aprenderam nas estações.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o conhecimento adquirido pelos alunos por meio de uma atividade escrita.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância do conhecimento sobre ciclo menstrual e fecundação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso."
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de informações entre os alunos.
  • Aplicar a metodologia ativa de Rotação por estações para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das fases do ciclo menstrual.
  • Compreensão correta do processo de fecundação.
  • Conhecimento adequado sobre os métodos contraceptivos.
  • Participação nas atividades em grupo.
  • Desenvolvimento adequado da atividade escrita.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Organizar as estações e as atividades.
  • Orientar os alunos durante as atividades.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e trocar informações com os colegas.
  • Realizar a atividade escrita com atenção e cuidado.
  • Demonstrar interesse no tema e na aprendizagem.