Aula sobre Ciclo Menstrual E Fecundacao
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O ciclo menstrual e a fecundação são temas importantes para o entendimento do corpo humano, principalmente para as meninas que estão entrando na puberdade. Esse conhecimento é essencial para que possam entender o funcionamento de seu corpo e se cuidarem de forma adequada. Além disso, o tema pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes, como na prevenção de gravidez indesejada e na importância do uso de preservativos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente otema para a turma e explique a importância do conhecimento sobre ciclo menstrual e fecundação.Etapa 2 - Estação 1 - Fases do ciclo menstrual
Os alunos irão realizar atividades para identificar as fases do ciclo menstrual e entender o papel dos hormônios sexuais nesse processo.Exemplo de atividade: Jogo de cartas sobre as fases do ciclo menstrual.
Etapa 3 - Estação 2 - Fecundação
Os alunos irão realizar atividades para entender como ocorre a fecundação e como o espermatozoide e o óvulo se encontram.Exemplo de atividade: Vídeo explicativo sobre o processo de fecundação.
Etapa 4 - Estação 3 - Métodos contraceptivos
Os alunos irão realizar atividades para conhecer os métodos contraceptivos e sua importância na prevenção de gravidez indesejada. Exemplo de atividade: Jogo de tabuleiro sobre métodos contraceptivos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir e compartilhar o que aprenderam nas estações.Etapa 6 - Avaliação
Avalie o conhecimento adquirido pelos alunos por meio de uma atividade escrita.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando a importância do conhecimento sobre ciclo menstrual e fecundação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso."
- Estimular o trabalho em grupo e a troca de informações entre os alunos.
- Aplicar a metodologia ativa de Rotação por estações para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das fases do ciclo menstrual.
- Compreensão correta do processo de fecundação.
- Conhecimento adequado sobre os métodos contraceptivos.
- Participação nas atividades em grupo.
- Desenvolvimento adequado da atividade escrita.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Organizar as estações e as atividades.
- Orientar os alunos durante as atividades.
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
- Avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e trocar informações com os colegas.
- Realizar a atividade escrita com atenção e cuidado.
- Demonstrar interesse no tema e na aprendizagem.