Aula sobre Ciclo Menstrual E Fecundacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O ciclo menstrual e a fecundação são temas de grande importância para compreendermos o funcionamento do corpo humano, principalmente para as adolescentes que estão passando por essa fase de transformações. Esses temas são fundamentais para entendermos como ocorre a reprodução humana, e por isso, é importante que os alunos compreendam como se dá esse processo. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, vamos apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o assunto.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, explicando a importância do ciclo menstrual e da fecundação, e como esses temas são fundamentais para entendermos a reprodução humana. Serão apresentados exemplos concretos do cotidiano, como por exemplo, a utilização de métodos contraceptivos e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

  2. Etapa 2 - Leitura e pesquisa

    Os alunos deverão realizar uma pesquisa em casa utilizando materiais didáticos disponíveis na internet, para obter mais informações sobre o tema. Orienteos alunos sobre as fontes confiáveis de informação.

  3. Etapa 3 - Construção do mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve conter informações relevantes e precisas sobre o ciclo menstrual e a fecundação. Oriente os alunos sobre como criar um mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos deverão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Debate e discussão

    Conduza um debate sobre o tema, estimulando os alunos a discutirem sobre as informações apresentadas nos mapas conceituais. Os alunos deverão argumentar e justificar suas opiniões, utilizando as informações obtidas na pesquisa.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos deverão realizar uma atividade prática em grupo, na qual deverão simular o processo de fecundação e desenvolvimento do embrião. Forneça materiais para a atividade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância do ciclo menstrual e da fecundação para a compreensão da reprodução humana. Os alunos deverão fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso."
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações em fontes confiáveis.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em criar e interpretar mapas conceituais.
  • Estimular a argumentação e a reflexão crítica sobre o tema.
  • Promover a aprendizagem ativa e participativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e dos conceitos apresentados.
  • Qualidade e relevância das informações apresentadas no mapa conceitual.
  • Participação ativa e argumentação no debate e na discussão.
  • Desempenho na atividade prática.
  • Reflexão crítica sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre as fontes confiáveis de informação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Fornecer materiais didáticos e materiais para a atividade prática.
  • Conduzir o debate e a discussão sobre o tema.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em casa.
  • Criar um mapa conceitual com informações relevantes e precisas sobre o tema.
  • Participar ativamente do debate e da discussão.
  • Realizar a atividade prática em grupo.
  • Refletir sobre o que foi aprendido na aula.