Cidadania da Roma antiga
Nesta aula de História, vamos falar mais da Roma antiga e sua visão de cidadania.
Você vai entender melhor e conhecer uns nomes estranhos como era a representatividade por lá! Vamos?! 👨🎓👩🎓
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
“Apenas os nobres tinham poder na Roma Antiga”. Esta frase é verdadeira?
Atividade completaA)
Sim. Os nobres eram os representantes dos patrícios, logo eram os únicos com poderes.B) Não. Apesar de os nobres controlarem o senado, a plebe também tinha representantes e poderes políticos.
C) Não. Os nobres eram os representantes dos patrícios e comandavam o Senado, e não havia participação dos plebeus.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Baseada em Projetos:
A cidadania na Roma antiga é um tema importante para entendermos como a sociedade se organizava na época e como isso influencia a nossa sociedade atual. Através da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os alunos irão desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e avaliação crítica.Atividade completa4. Design Sprint:
A cidadania na Roma antiga é um tema importante para entendermos como a sociedade romana funcionava e como os cidadãos eram tratados. Através desse momento, os alunos poderão entender como a cidadania era concedida na Roma antiga e como isso influenciava a vida dos cidadãos. Além disso, a metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas. Para contextualizar o tema, utilize exemplos de como a cidadania é concedida atualmente e como isso influencia a vida dos cidadãos.Atividade completa5. Gamificação:
A cidadania na Roma antiga é um tema importante para entendermos como a sociedade romana funcionava e como os cidadãos eram tratados. Através da metodologia ativa Gamificação, os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, o que irá ajudá-los a fixar o conteúdo e a desenvolver habilidades de pesquisa e criatividade. Apresente exemplos práticos sobre a cidadania na Roma antiga, como a divisão entre patrícios e plebeus, a importância do voto e da participação política, e como esses conceitos ainda influenciam a nossa sociedade atual.Atividade completa6. Sala de Aula Invertida:
A cidadania na Roma antiga é um tema importante para entendermos como a sociedade romana funcionava e como os cidadãos eram tratados. Os alunos poderão entender como a cidadania era vista naquela época e como isso influenciou a sociedade romana. Além disso, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, onde os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para tornar o momento mais envolvente, utilize exemplos práticos, como a organização política e social da Roma antiga, e como isso pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.Atividade completa7. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A cidadania na Roma antiga é um tema importante para entendermos como a sociedade romana se organizava e como os cidadãos participavam da vida política. Através da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), os alunos serão incentivados a discutir e refletir sobre a cidadania na Roma antiga, criando um template de avaliação por rúbrica para avaliar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos. Para tornar o momento mais envolvente e didático, utilize exemplos práticos, como a organização política atual do país, para que os alunos possam fazer comparações e entender a importância da cidadania na sociedade.Atividade completa8. Estudo de Caso:
A cidadania na Roma antiga é um tema importante para entendermos como a sociedade romana funcionava e como os cidadãos eram tratados. Através da metodologia ativa Estudo de Caso, os alunos poderão se aprofundar no tema e entender como a cidadania era concedida na época, quem eram os cidadãos e quais eram seus direitos e deveres. Além disso, a atividade de criação de infográficos permitirá que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, análise e síntese de informações, além de trabalhar a comunicação e a disseminação de informações para a comunidade.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: