Aula sobre Cidadania Roma Antiga

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A cidadania na Roma antiga é um tema importante para entendermos como a sociedade se organizava na época e como isso influencia a nossa sociedade atual. Através da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os alunos irão desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e avaliação crítica.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o tema da cidadania na Roma antiga e explique como a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos irá ser aplicada.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre a cidadania na Roma antiga. Cada grupo deverá buscar informações sobre um aspecto específico, como direitos e deveres dos cidadãos, participação política, entre outros.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Oriente os alunos sobre como criar um template claro e objetivo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar o seu template para a turma, explicando os critérios de avaliação escolhidos e como eles serão aplicados na avaliação dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Trabalho em grupo

    Os grupos irão se reunir para avaliar o trabalho dos outros grupos, utilizando o template criado por eles mesmos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final da atividade, a turma irá se reunir para discutir os resultados da avaliação e como ela pode ser utilizada para melhorar o trabalho em equipe e a comunicação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Estimular a pesquisa e a avaliação crítica.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Auxiliar na criação dos templates de avaliação por pares.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a cidadania na Roma antiga.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Avaliar o trabalho dos outros grupos.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.