Aula sobre Cidadania Roma Antiga

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A cidadania na Roma antiga é um tema importante para entendermos como a sociedade romana funcionava e como os cidadãos eram tratados. Através desse momento, os alunos poderão entender como a cidadania era concedida na Roma antiga e como isso influenciava a vida dos cidadãos. Além disso, a metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas. Para contextualizar o tema, utilize exemplos de como a cidadania é concedida atualmente e como isso influencia a vida dos cidadãos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e explique o que é cidadania na Roma antiga. Os alunos deverão fazer anotações e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa mental sobre o tema, destacando os principais pontos abordados.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deverá escolher um ponto específico para desenvolver e apresentar para a turma. Eles deverão justificar a escolha e explicar como irão desenvolver o tema.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos deverão criar um material visual para apresentar o tema escolhido. Pode ser um cartaz, uma apresentação de slides ou um vídeo curto.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo irá apresentar o material criado para a turma e receberá feedback dos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas.
  • Promover a compreensão sobre a cidadania na Roma antiga.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas.
  • Qualidade do material visual criado pelos grupos.
  • Clareza e objetividade na apresentação do tema escolhido.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e tirar dúvidas dos alunos.
  • Orientar os grupos durante a criação do material visual.
  • Dar feedback construtivo para os grupos durante as apresentações.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da metodologia Design Sprint.
  • Trabalhar em equipe para criar o material visual.
  • Apresentar o tema escolhido de forma clara e objetiva.