Aula sobre Cidadania Roma Antiga
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A cidadania na Roma antiga é um tema importante para entendermos como a sociedade romana funcionava e como os cidadãos eram tratados. Através desse momento, os alunos poderão entender como a cidadania era concedida na Roma antiga e como isso influenciava a vida dos cidadãos. Além disso, a metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas. Para contextualizar o tema, utilize exemplos de como a cidadania é concedida atualmente e como isso influencia a vida dos cidadãos.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e explique o que é cidadania na Roma antiga. Os alunos deverão fazer anotações e tirar dúvidas.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa mental sobre o tema, destacando os principais pontos abordados.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deverá escolher um ponto específico para desenvolver e apresentar para a turma. Eles deverão justificar a escolha e explicar como irão desenvolver o tema.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos deverão criar um material visual para apresentar o tema escolhido. Pode ser um cartaz, uma apresentação de slides ou um vídeo curto.Etapa 5 - Testar
Cada grupo irá apresentar o material criado para a turma e receberá feedback dos colegas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
- Estimular a criatividade e a resolução de problemas.
- Promover a compreensão sobre a cidadania na Roma antiga.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todas as etapas.
- Qualidade do material visual criado pelos grupos.
- Clareza e objetividade na apresentação do tema escolhido.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e tirar dúvidas dos alunos.
- Orientar os grupos durante a criação do material visual.
- Dar feedback construtivo para os grupos durante as apresentações.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da metodologia Design Sprint.
- Trabalhar em equipe para criar o material visual.
- Apresentar o tema escolhido de forma clara e objetiva.