Aula sobre Cidadania Roma Antiga

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A cidadania na Roma antiga é um tema importante para entendermos como a sociedade romana funcionava e como os cidadãos eram tratados. Através da metodologia ativa Estudo de Caso, os alunos poderão se aprofundar no tema e entender como a cidadania era concedida na época, quem eram os cidadãos e quais eram seus direitos e deveres. Além disso, a atividade de criação de infográficos permitirá que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, análise e síntese de informações, além de trabalhar a comunicação e a disseminação de informações para a comunidade.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o tema da cidadania na Roma antiga e explique como a metodologia Estudo de Caso será aplicada. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um tema relacionado à cidadania romana para pesquisar.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado à cidadania romana. Os alunos poderão utilizar fontes como livros, artigos e sites para realizar a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos deverão realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros para coletar dados sobre o problema identificado. Oriente os alunos sobre como realizar entrevistas e como selecionar fontes confiáveis.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os alunos deverão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema relacionado à cidadania romana. Eles também deverão discutir se é possível evitar o problema e como isso poderia ser feito.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais sobre a cidadania romana. Eles deverão identificar semelhanças e diferenças entre as informações coletadas e as informações oficiais.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Os alunos deverão discutir em grupo o que poderiam fazer para contribuir com a disseminação da informação sobre a cidadania romana. Eles deverão criar um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade, contendo informações relevantes sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo deverá apresentar seu infográfico para a turma e explicar as informações contidas nele. Avalie a qualidade dos infográficos e a capacidade dos alunos de comunicar as informações de forma clara e objetiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese de informações
  • Trabalhar a comunicação e a disseminação de informações para a comunidade
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos

Critérios de avaliação

  • Qualidade do infográfico produzido
  • Capacidade dos alunos de comunicar as informações de forma clara e objetiva
  • Participação e colaboração dos alunos durante as atividades em grupo

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre como realizar entrevistas e como selecionar fontes confiáveis
  • Avaliar a qualidade dos infográficos produzidos pelos alunos
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante as atividades em grupo

Ações do aluno

  • Realizar entrevistas e pesquisas para coletar dados sobre o tema
  • Analisar os dados coletados e identificar as causas do problema relacionado à cidadania romana
  • Criar um infográfico contendo informações relevantes sobre o tema e apresentá-lo para a turma.