Aula sobre Cidadania Roma Antiga

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A cidadania na Roma antiga é um tema importante para entendermos como a sociedade romana funcionava e como os cidadãos eram tratados. Através da metodologia ativa Gamificação, os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, o que irá ajudá-los a fixar o conteúdo e a desenvolver habilidades de pesquisa e criatividade. Apresente exemplos práticos sobre a cidadania na Roma antiga, como a divisão entre patrícios e plebeus, a importância do voto e da participação política, e como esses conceitos ainda influenciam a nossa sociedade atual.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a metodologia ativa Gamificação irá funcionar. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá receber um kit com cartões em branco para criar as perguntas e afirmações do jogo.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a cidadania na Roma antiga e anotar as informações mais importantes em um caderno. Disponibilize livros, artigos e sites para ajudar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas

    Cada grupo irá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema da cidadania na Roma antiga. As perguntas devem ser objetivas e as afirmações devem ser verdadeiras.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Os grupos irão trocar os jogos entre si e testar as perguntas e afirmações criadas pelos colegas. Acompanhe e ajude na correção dos erros.

  5. Etapa 5 - Ajustes

    Com base nos testes, os grupos irão fazer ajustes nas perguntas e afirmações do jogo.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma e explicar como ele funciona. Os outros alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e como a metodologia ativa Gamificação ajudou na fixação do conteúdo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e criatividade
  • Fixar o conteúdo sobre a cidadania na Roma antiga
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo

Critérios de avaliação

  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia ativa Gamificação
  • Acompanhar e ajudar na correção dos erros dos jogos
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a cidadania na Roma antiga
  • Criar perguntas e afirmações sobre o tema
  • Testar e ajustar o jogo criado pelo grupo