Aula sobre Cidadania Roma Antiga
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A cidadania na Roma antiga é um tema importante para entendermos como a sociedade romana se organizava e como os cidadãos participavam da vida política. Através da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), os alunos serão incentivados a discutir e refletir sobre a cidadania na Roma antiga, criando um template de avaliação por rúbrica para avaliar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos. Para tornar o momento mais envolvente e didático, utilize exemplos práticos, como a organização política atual do país, para que os alunos possam fazer comparações e entender a importância da cidadania na sociedade.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema, explicando o que é cidadania na Roma antiga e como ela se relaciona com a organização política da sociedade. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas dúvidas.Etapa 2 - Debate em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e terão que discutir sobre a cidadania na Roma antiga, levantando questões e argumentos. Oriente e faça a mediação do debate, incentivando a participação de todos.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rúbrica
Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação por rúbrica, explicando os critérios utilizados e justificando suas escolhas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre os templates apresentados, avaliando e comparando as diferentes abordagens.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão, reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem refletindo sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Discutir e refletir sobre a cidadania na Roma antiga.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Argumentar e debater sobre um tema específico.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos no debate em grupo.
- Qualidade do template de avaliação por rúbrica criado pelos alunos.
- Coerência e consistência dos argumentos apresentados pelos alunos.
Ações do professor
- Mediar o debate em grupo, incentivando a participação de todos.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rúbrica.
- Fazer uma conclusão sobre a aula, reforçando os principais pontos discutidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Criar um template de avaliação por rúbrica para avaliar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.
- Avaliar e comparar os templates apresentados pelos outros grupos.