Aula sobre Cidadania Roma Antiga

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A cidadania na Roma antiga é um tema importante para entendermos como a sociedade romana funcionava e como os cidadãos eram tratados. Os alunos poderão entender como a cidadania era vista naquela época e como isso influenciou a sociedade romana. Além disso, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, onde os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para tornar o momento mais envolvente, utilize exemplos práticos, como a organização política e social da Roma antiga, e como isso pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a metodologia ativa será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto sobre a cidadania na Roma antiga para leitura em casa.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Auxilie os alunos na criação do mapa e esclareça dúvidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Faça comentários e esclareça dúvidas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados. Faça comentários e esclareça dúvidas.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Entender como a cidadania era vista naquela época e como isso influenciou a sociedade romana
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e a capacidade de comunicação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Clareza e organização na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Capacidade de reflexão sobre o tema e sua aplicação na vida cotidiana.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Esclarecer dúvidas sobre o tema e a metodologia utilizada.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Fazer comentários e reflexões sobre o tema e as atividades realizadas.
  • Incentivar a reflexão sobre a aplicação do conhecimento adquirido na vida cotidiana.

Ações do aluno

  • Ler o texto sobre a cidadania na Roma antiga em casa.
  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar ativamente na discussão em grupo.
  • Refletir sobre o tema e sua aplicação na vida cotidiana.