Aula sobre Cidadania Roma Antiga
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A cidadania na Roma antiga é um tema importante para entendermos como a sociedade romana funcionava e como os cidadãos eram tratados. Os alunos poderão entender como a cidadania era vista naquela época e como isso influenciou a sociedade romana. Além disso, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, onde os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para tornar o momento mais envolvente, utilize exemplos práticos, como a organização política e social da Roma antiga, e como isso pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique como a metodologia ativa será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto sobre a cidadania na Roma antiga para leitura em casa.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Auxilie os alunos na criação do mapa e esclareça dúvidas.Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Faça comentários e esclareça dúvidas.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados. Faça comentários e esclareça dúvidas.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Entender como a cidadania era vista naquela época e como isso influenciou a sociedade romana
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e a capacidade de comunicação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Clareza e organização na apresentação do mapa conceitual.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Capacidade de reflexão sobre o tema e sua aplicação na vida cotidiana.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Esclarecer dúvidas sobre o tema e a metodologia utilizada.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
- Fazer comentários e reflexões sobre o tema e as atividades realizadas.
- Incentivar a reflexão sobre a aplicação do conhecimento adquirido na vida cotidiana.
Ações do aluno
- Ler o texto sobre a cidadania na Roma antiga em casa.
- Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Participar ativamente na discussão em grupo.
- Refletir sobre o tema e sua aplicação na vida cotidiana.