Aula sobre Cidades Sustentaveis
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A urbanização é um processo que ocorre em todo o mundo, e suas consequências são sentidas em todos os lugares. As cidades são responsáveis por grande parte das emissões de gases de efeito estufa, além de gerarem muitos resíduos e consumirem muitos recursos. Por isso, é importante pensar em cidades sustentáveis, que possam ser mais eficientes e menos impactantes para o meio ambiente. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para discutir o tema e encontrar soluções para tornar as cidades mais sustentáveis.
Etapa 1 - Problematização
Apresente o problema central da aula: como tornar as cidades mais sustentáveis?Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 6 pessoas.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos deverão pesquisar sobre o tema e os seguintes subtópicos: transporte, energia, resíduos, água e uso do solo.Etapa 4 - Criação do Diário de Bordo
Cada grupo deve criar um modelo de Diário de Bordo, onde as informações obtidas serão anotadas.Etapa 5 - Análise
Oriente os alunos a analisarem as informações coletadas e a identificarem os principais desafios e oportunidades para tornar as cidades mais sustentáveis.Etapa 6 - Geração de Alternativas
Cada grupo escolhe a sua melhor alternativa para resolver os desafios identificados e implementar soluções para os problemas.Etapa 7 - Avaliação
O professor orienta os alunos a avaliarem os resultados das alternativas implementadas e a identificarem oportunidades de melhoria.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
- Promover a colaboração e a criatividade dos alunos na busca por soluções para problemas complexos.
- Estimular a reflexão crítica sobre o impacto das cidades no meio ambiente e na sociedade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões e atividades em grupo.
- Qualidade e relevância das informações registradas no diário de bordo.
- Criatividade e efetividade das alternativas propostas pelos alunos.
- Coerência e clareza na implementação das alternativas selecionadas.
- Reflexão crítica sobre os resultados alcançados e oportunidades de melhoria.
Ações do professor
- Apresentar o problema central da aula e orientar os alunos na metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas.
- Dividir a turma em grupos e orientar a pesquisa sobre os subtópicos.
- Orientar a análise, geração de alternativas, seleção de alternativas, implementação e avaliação das soluções propostas pelos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e atividades em grupo.
- Fornecer feedbacks construtivos sobre as atividades dos alunos e orientá-los na reflexão crítica sobre os resultados alcançados.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões e atividades em grupo.
- Registrar as informações relevantes no diário de bordo.
- Gerar alternativas criativas e efetivas para resolver os desafios identificados.
- Implementar as alternativas selecionadas de forma coerente e clara.
- Refletir criticamente sobre os resultados alcançados e identificar oportunidades de melhoria.