Aula sobre Cidades Sustentaveis

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A urbanização é um processo que ocorre em todo o mundo, e suas consequências são sentidas em todos os lugares. As cidades são responsáveis por grande parte das emissões de gases de efeito estufa, além de gerarem muitos resíduos e consumirem muitos recursos. Por isso, é importante pensar em cidades sustentáveis, que possam ser mais eficientes e menos impactantes para o meio ambiente. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para discutir o tema e encontrar soluções para tornar as cidades mais sustentáveis.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente o problema central da aula: como tornar as cidades mais sustentáveis?

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 6 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre o tema e os seguintes subtópicos: transporte, energia, resíduos, água e uso do solo.

  4. Etapa 4 - Criação do Diário de Bordo

    Cada grupo deve criar um modelo de Diário de Bordo, onde as informações obtidas serão anotadas.

  5. Etapa 5 - Análise

    Oriente os alunos a analisarem as informações coletadas e a identificarem os principais desafios e oportunidades para tornar as cidades mais sustentáveis.

  6. Etapa 6 - Geração de Alternativas

    Cada grupo escolhe a sua melhor alternativa para resolver os desafios identificados e implementar soluções para os problemas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor orienta os alunos a avaliarem os resultados das alternativas implementadas e a identificarem oportunidades de melhoria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
  • Promover a colaboração e a criatividade dos alunos na busca por soluções para problemas complexos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o impacto das cidades no meio ambiente e na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões e atividades em grupo.
  • Qualidade e relevância das informações registradas no diário de bordo.
  • Criatividade e efetividade das alternativas propostas pelos alunos.
  • Coerência e clareza na implementação das alternativas selecionadas.
  • Reflexão crítica sobre os resultados alcançados e oportunidades de melhoria.

Ações do professor

  • Apresentar o problema central da aula e orientar os alunos na metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas.
  • Dividir a turma em grupos e orientar a pesquisa sobre os subtópicos.
  • Orientar a análise, geração de alternativas, seleção de alternativas, implementação e avaliação das soluções propostas pelos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e atividades em grupo.
  • Fornecer feedbacks construtivos sobre as atividades dos alunos e orientá-los na reflexão crítica sobre os resultados alcançados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões e atividades em grupo.
  • Registrar as informações relevantes no diário de bordo.
  • Gerar alternativas criativas e efetivas para resolver os desafios identificados.
  • Implementar as alternativas selecionadas de forma coerente e clara.
  • Refletir criticamente sobre os resultados alcançados e identificar oportunidades de melhoria.