Aula sobre Cidades Sustentaveis

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A urbanização é um processo que ocorre em todo o mundo e transforma o espaço geográfico. As cidades são o centro desse processo e, por isso, é importante serem sustentáveis, ou seja, que possam garantir qualidade de vida para as pessoas que as habitam, sem prejudicar o meio ambiente. Nesta aula, vamos aprender sobre cidades sustentáveis e como elas podem ser construídas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Cidades Sustentáveis" e suas definições. Em seguida, explique o que é a metodologia ativa Cultura Maker e como ela será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos alunos em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e terão a tarefa de discutir sobre o que é uma cidade sustentável e quais são as características que ela deve possuir.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo irá construir um modelo da Dinâmica dos 3 Qs que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade realizada.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos modelos de avaliação

    Os grupos apresentarão seu modelo para a turma e explicarão como ele pode ser utilizado para avaliar a atividade.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir sobre como as cidades sustentáveis podem ser construídas e quais são as principais barreiras para a sua construção.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão para a turma e explicar como eles chegaram a essas conclusões.

  7. Etapa 7 - Avaliação da atividade

    Os alunos irão utilizar o modelo construído na etapa 3 para avaliar a atividade realizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar as cidades sustentáveis.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas.
  • Trabalhar em grupo e desenvolver habilidades de comunicação e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Construção do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentação dos resultados da discussão em grupo.
  • Utilização correta do modelo para avaliar a atividade realizada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as definições.
  • Explicar a metodologia ativa Cultura Maker.
  • Circular pelas mesas, ouvir as discussões e ajudar os alunos a construírem o conhecimento.
  • Fornecer os materiais necessários para a construção do modelo de avaliação.
  • Recolher os modelos e utilizar as informações fornecidas pelos alunos para avaliar a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Construir o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar os resultados da discussão em grupo.
  • Utilizar corretamente o modelo para avaliar a atividade realizada.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.