Aula sobre Cidades Sustentaveis

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A urbanização é um processo que vem ocorrendo em todo o mundo e tem impactado significativamente na produção agropecuária, no desemprego estrutural e no papel crescente do capital financeiro em diferentes países, incluindo o Brasil. Nesse contexto, a discussão sobre cidades sustentáveis se torna cada vez mais relevante, uma vez que essas cidades buscam conciliar o desenvolvimento urbano com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Cidades Sustentáveis" e questione os alunos sobre o que eles entendem por esse conceito. Em seguida, comente sobre o estudo de caso que será trabalhado em sala de aula.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Os alunos são divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e recebem a tarefa de criar um modelo de infográfico que servirá de apoio ao estudo de caso.

  3. Etapa 3 - Estudo de caso

    Apresente o estudo de caso, que pode ser uma cidade que adotou práticas sustentáveis, como a utilização de energia renovável, transporte público eficiente, entre outras. Os alunos devem analisar as informações e preencher o infográfico.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresenta o seu infográfico e os alunos discutem as informações apresentadas, comparando-as, e debatendo sobre as práticas sustentáveis adotadas pela cidade.

  5. Etapa 5 - Sistematização

    O professor sistematiza as informações apresentadas pelos alunos e aprofunda a discussão do assunto.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância da discussão sobre cidades sustentáveis e incentivando os alunos a adotarem práticas sustentáveis em suas próprias vidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos são avaliados conforme a participação na discussão em grupo, a qualidade do modelo de infográfico e a compreensão dos conceitos de cidades sustentáveis.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a reflexão sobre a importância da sustentabilidade nas cidades.

Critérios de avaliação

  • Participação na discussão em grupo.
  • Qualidade do modelo de infográfico.
  • Compreensão dos conceitos de cidades sustentáveis.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e o estudo de caso.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do modelo de infográfico.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Sistematizar as informações apresentadas pelos alunos.
  • Concluir a aula reforçando a importância da discussão sobre cidades sustentáveis.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um modelo de infográfico de qualidade.
  • Compreender os conceitos de cidades sustentáveis.
  • Debater sobre as práticas sustentáveis adotadas pela cidade apresentada no estudo de caso.
  • Refletir sobre a importância da sustentabilidade nas cidades.