Aula sobre Cidades Sustentaveis
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A urbanização é um processo que vem ocorrendo em todo o mundo e tem impactado significativamente na produção agropecuária, no desemprego estrutural e no papel crescente do capital financeiro em diferentes países, incluindo o Brasil. Nesse contexto, a discussão sobre cidades sustentáveis se torna cada vez mais relevante, uma vez que essas cidades buscam conciliar o desenvolvimento urbano com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema "Cidades Sustentáveis" e questione os alunos sobre o que eles entendem por esse conceito. Em seguida, comente sobre o estudo de caso que será trabalhado em sala de aula.Etapa 2 - Divisão de grupos
Os alunos são divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e recebem a tarefa de criar um modelo de infográfico que servirá de apoio ao estudo de caso.Etapa 3 - Estudo de caso
Apresente o estudo de caso, que pode ser uma cidade que adotou práticas sustentáveis, como a utilização de energia renovável, transporte público eficiente, entre outras. Os alunos devem analisar as informações e preencher o infográfico.Etapa 4 - Discussão em grupo
Cada grupo apresenta o seu infográfico e os alunos discutem as informações apresentadas, comparando-as, e debatendo sobre as práticas sustentáveis adotadas pela cidade.Etapa 5 - Sistematização
O professor sistematiza as informações apresentadas pelos alunos e aprofunda a discussão do assunto.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância da discussão sobre cidades sustentáveis e incentivando os alunos a adotarem práticas sustentáveis em suas próprias vidas.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos são avaliados conforme a participação na discussão em grupo, a qualidade do modelo de infográfico e a compreensão dos conceitos de cidades sustentáveis.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a reflexão sobre a importância da sustentabilidade nas cidades.
Critérios de avaliação
- Participação na discussão em grupo.
- Qualidade do modelo de infográfico.
- Compreensão dos conceitos de cidades sustentáveis.
Ações do professor
- Apresentar o tema e o estudo de caso.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do modelo de infográfico.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Sistematizar as informações apresentadas pelos alunos.
- Concluir a aula reforçando a importância da discussão sobre cidades sustentáveis.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um modelo de infográfico de qualidade.
- Compreender os conceitos de cidades sustentáveis.
- Debater sobre as práticas sustentáveis adotadas pela cidade apresentada no estudo de caso.
- Refletir sobre a importância da sustentabilidade nas cidades.