Aula sobre Cidades Sustentaveis

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A urbanização é um processo que vem ocorrendo desde a Revolução Industrial e que impacta a produção agropecuária, o desemprego estrutural e o papel do capital financeiro em diferentes países, incluindo o Brasil. É importante que os alunos compreendam como esse processo ocorre e como é possível pensar em cidades sustentáveis que possam garantir o bem-estar da população e a preservação do meio ambiente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique aos alunos que eles irão participar de um modelo de júri, no qual o tema será "Cidades Sustentáveis". O grupo defensor deverá apresentar argumentos a favor das cidades sustentáveis, enquanto o grupo opositor deverá apresentar argumentos contra. A banca julgadora deverá avaliar os argumentos apresentados pelos dois grupos e decidir qual é o mais convincente.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Antes do debate, explique aos alunos os critérios de avaliação: clareza dos argumentos, coerência, capacidade de persuasão e respeito às opiniões dos outros grupos.

  3. Etapa 3 - Debate

    O grupo defensor deverá apresentar seus argumentos, seguido pelo grupo opositor. Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seus argumentos.

  4. Etapa 4 - Julgamento

    Após as apresentações, a banca julgadora deverá avaliar os argumentos apresentados e decidir qual é o mais convincente.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    O professor deverá mediar o debate, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de se expressar e que o debate seja respeitoso.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Ao final da aula, os alunos deverão escrever um texto reflexivo sobre o tema abordado e como ele se relaciona com o processo de urbanização e as transformações da produção agropecuária, expansão do desemprego estrutural e papel crescente do capital financeiro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, expansão do desemprego estrutural e papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Promover o respeito às opiniões dos outros grupos e a capacidade de ouvir diferentes pontos de vista.

Critérios de avaliação

  • Clareza dos argumentos.
  • Coerência dos argumentos.
  • Capacidade de persuasão.
  • Respeito as opiniões dos outros grupos.

Ações do professor

  • Mediar o debate, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de se expressar e que o debate seja respeitoso.
  • Explorar exemplos práticos de cidades sustentáveis e como elas podem ser aplicadas no Brasil.
  • Estimular a participação de todos os alunos no debate.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate, apresentando seus argumentos e ouvindo os argumentos dos outros grupos.
  • Escrever um texto reflexivo sobre o tema abordado e como ele se relaciona com o processo de urbanização e as transformações da produção agropecuária, expansão do desemprego estrutural e papel crescente do capital financeiro.