Aula sobre Cidades Sustentaveis
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A urbanização é um processo que vem ocorrendo desde a Revolução Industrial e que impacta a produção agropecuária, o desemprego estrutural e o papel do capital financeiro em diferentes países, incluindo o Brasil. É importante que os alunos compreendam como esse processo ocorre e como é possível pensar em cidades sustentáveis que possam garantir o bem-estar da população e a preservação do meio ambiente.
Etapa 1 - Introdução
Explique aos alunos que eles irão participar de um modelo de júri, no qual o tema será "Cidades Sustentáveis". O grupo defensor deverá apresentar argumentos a favor das cidades sustentáveis, enquanto o grupo opositor deverá apresentar argumentos contra. A banca julgadora deverá avaliar os argumentos apresentados pelos dois grupos e decidir qual é o mais convincente.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Antes do debate, explique aos alunos os critérios de avaliação: clareza dos argumentos, coerência, capacidade de persuasão e respeito às opiniões dos outros grupos.Etapa 3 - Debate
O grupo defensor deverá apresentar seus argumentos, seguido pelo grupo opositor. Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seus argumentos.Etapa 4 - Julgamento
Após as apresentações, a banca julgadora deverá avaliar os argumentos apresentados e decidir qual é o mais convincente.Etapa 5 - Reflexão
O professor deverá mediar o debate, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de se expressar e que o debate seja respeitoso.Etapa 6 - Conclusão
Ao final da aula, os alunos deverão escrever um texto reflexivo sobre o tema abordado e como ele se relaciona com o processo de urbanização e as transformações da produção agropecuária, expansão do desemprego estrutural e papel crescente do capital financeiro.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, expansão do desemprego estrutural e papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
- Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos.
- Promover o respeito às opiniões dos outros grupos e a capacidade de ouvir diferentes pontos de vista.
Critérios de avaliação
- Clareza dos argumentos.
- Coerência dos argumentos.
- Capacidade de persuasão.
- Respeito as opiniões dos outros grupos.
Ações do professor
- Mediar o debate, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de se expressar e que o debate seja respeitoso.
- Explorar exemplos práticos de cidades sustentáveis e como elas podem ser aplicadas no Brasil.
- Estimular a participação de todos os alunos no debate.
Ações do aluno
- Pesquisar e preparar argumentos para o debate.
- Participar ativamente do debate, apresentando seus argumentos e ouvindo os argumentos dos outros grupos.
- Escrever um texto reflexivo sobre o tema abordado e como ele se relaciona com o processo de urbanização e as transformações da produção agropecuária, expansão do desemprego estrutural e papel crescente do capital financeiro.