Aula sobre Circuitos Eletricos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A eletricidade é uma parte fundamental do nosso cotidiano, presente em nossas casas, escolas e até mesmo em nossos corpos. Nesta aula, vamos aprender sobre circuitos elétricos e como eles funcionam. Vamos explorar como a eletricidade é transportada através de fios e como ela pode ser usada para acender uma lâmpada ou alimentar um dispositivo eletrônico. Vamos aplicar a metodologia Design Thinking para entender os desejos e necessidades dos usuários de circuitos elétricos e criar soluções inovadoras para seus problemas.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e cite exemplos de circuitos elétricos encontrados no dia a dia dos alunos. Em seguida, o divida a turma em grupos e distribua os materiais necessários para a atividade.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Cada grupo criará um mapa de empatia, respondendo aos campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos devem pensar em um usuário de circuitos elétricos e mapear suas necessidades e desejos.

  3. Etapa 3 - Identificação de problemas

    Com base no mapa de empatia, cada grupo identificará os principais problemas enfrentados pelo usuário de circuitos elétricos e apresentará suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Soluções criativas

    Cada grupo criará soluções criativas para resolver os problemas identificados. Eles devem pensar em como usar a eletricidade para melhorar a vida do usuário de circuitos elétricos.

  5. Etapa 5 - Construção de circuitos elétricos

    Cada grupo construirá um circuito elétrico usando pilhas, fios e lâmpadas ou outros dispositivos. Os alunos devem comparar seus circuitos com circuitos elétricos residenciais e discutir as semelhanças e diferenças.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresentará suas soluções criativas e circuitos elétricos para a turma. Incentive uma discussão entre os alunos e a troca de ideias entre os grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça a conclusão sobre a aula e incentive os alunos a continuar explorando o mundo da eletricidade e dos circuitos elétricos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e criativo dos alunos.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Mostrar a aplicação prática da eletricidade e dos circuitos elétricos no cotidiano dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Criatividade e originalidade das soluções propostas pelos grupos.
  • Qualidade da construção dos circuitos elétricos.
  • Clareza e objetividade na apresentação das soluções e circuitos elétricos.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Incentivar a criatividade e a originalidade dos alunos na criação das soluções.
  • Orientar os alunos na construção dos circuitos elétricos.
  • Estimular a discussão e a troca de ideias entre os grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.
  • Criar soluções criativas e originais para os problemas identificados.
  • Construir circuitos elétricos de qualidade.
  • Apresentar suas soluções e circuitos elétricos de forma clara e objetiva.