Aula sobre Circuitos Eletricos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, será trabalhada a importância dos circuitos elétricos em nosso cotidfiano. Os circuitos elétricos são encontrados em todos os lugares, desde as lâmpadas de casa até os dispositivos eletrônicos que usamos todos os dias. Eles são importantes porque nos permitem controlar a energia elétrica e usá-la para alimentar nossos aparelhos eletrônicos. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos vão criar um modelo de júri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça a introdução sobre o tema aos alunos e explique a importância dos circuitos elétricos no nosso dia a dia. Em seguida, faça a divisão da turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre o tema e seus subtópicos. O grupo defensor deve pesquisar sobre os benefícios dos circuitos elétricos, enquanto o grupo opositor deve pesquisar sobre os perigos dos circuitos elétricos. A banca julgadora deve pesquisar sobre as leis e normas relacionadas aos circuitos elétricos e o grupo de observadores deve pesquisar sobre as aplicações práticas dos circuitos elétricos.

  3. Etapa 3 - Debate

    Cada grupo deve apresentar seus argumentos e debater com os outros grupos. A banca julgadora deve avaliar os argumentos apresentados e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.

  4. Etapa 4 - Construção de circuitos elétricos

    Os alunos devem construir circuitos elétricos simples, utilizando pilhas, fios e lâmpadas. Oriente e ajude os alunos durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Comparação de circuitos elétricos

    Os alunos devem comparar os circuitos elétricos construídos com os circuitos elétricos residenciais. Auxilie os alunos na comparação e explicar as diferenças entre eles.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça um breve resumo pontuando o que foi trabalhado na aula e como os circuitos elétricos são importantes no nosso dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir circuitos elétricos simples
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar circuitos elétricos simples com circuitos elétricos residenciais
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e debater sobre temas relacionados aos circuitos elétricos

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante o debate
  • Construção correta dos circuitos elétricos
  • Comparação correta dos circuitos elétricos
  • Pesquisa adequada sobre o tema
  • Argumentos bem fundamentados durante o debate

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante a construção dos circuitos elétricos
  • Auxiliar os alunos na comparação dos circuitos elétricos simples com os circuitos elétricos residenciais
  • Avaliar a participação dos alunos durante o debate
  • Resumir o que foi aprendido na aula
  • Estimular a participação dos alunos durante todas as etapas da aula

Ações do aluno

  • Participar ativamente durante o debate
  • Construir corretamente os circuitos elétricos simples
  • Comparar corretamente os circuitos elétricos simples com os circuitos elétricos residenciais
  • Realizar pesquisas adequadas sobre o tema
  • Apresentar argumentos bem fundamentados durante o debate.